10 Melhores Alimentos ricos em Antioxidantes

Quando se trata de antioxidantes, a maioria de nós sabe o que fazem para a saúde, uma vez que ajudam no equilíbrio das bactérias do corpo e a combater os radicais livres que danificam as células saudáveis e o DNA. Sem antioxidantes em nossa dieta, aumenta-se a susceptibilidade às células cancerosas e envelhecimento prematuro. Embora ouvimos que várias frutas e vegetais são excelentes fontes de antioxidantes, aqui segue uma lista do melhores alimentos ricos em antioxidantes classificados por Aashpazi.com.

 

A melhor maneira de consumir alimentos antioxidantes é incluí-los em nossa dieta diária. Estes alimentos tendem a ser densos em nutrientes e apresentam outros benefícios para a saúde. Uma regra de ouro quando se trata de antioxidantes é “comer o arco-íris” – incluir alimentos de várias cores. Segundo Carissa Bealert, nutricionista e personal trainer, uma sigla que o ajudará a gravar as melhores fontes de antioxidantes é “ACE”, ou seja, vitaminas A, C e E. “Amoras, em geral, são muito ricas em antioxidantes, mas outros alimentos que talvez você não pense, como feijões, alcachofra e a humilde batata Russet (vermelha), são excelentes fontes.”

 

1. Ameixa preta

O sabor profundo e textura pegajosa dessa fruta seca é rica em antioxidantes, como também é considerada um protetor contra o câncer e uma boa fonte de vitaminas. As ameixas podem efetivamente reduzir o colesterol e aumentar a saúde óssea. Comer quatro ameixas secas, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, lhe fornece 12% do valor diário de fibra, 32% de VD de vitamina K, e 9% de VD de potássio.

 

2. Framboesas

Além de serem carregadas de antioxidantes e ajudar na perda de peso, as framboesas são muito benéficas para a manutenção da saúde cardiovascular. “Enquanto todas as frutas e vegetais contêm antioxidantes, os chamados super alimentos, como as amoras silvestres e vermelhas, goji e açaí, possuem os valores mais altos”, Alissa Rumsey, nutricionista e porta-voz da Associação Dietética do Estado de Nova Iorque, relatou aoMedical Daily.

 

3. Alho

Tipicamente usado na cozinha, o alho é conhecido por ser ótimo remédio antibacteriano, antifúngico e eficaz na redução da inflamação, dor de dentes, e ainda promotor da saúde sexual. Um estudo de 2009 concluiu que ele é o melhor antioxidante natural porque possui a mais alta capacidade de desprender hidrogênio e reduzir a peroxidação lipídica e ferro. Alimentos como o cacau e canela também são excelentes fontes de antioxidantes.

 

4. Morango

Ele está, como nenhuma surpresa, na lista dos top 10 alimentos ricos em antioxidantes, especialmente porque pode ser muito saudável para os olhos e pele. O morango reduz o colesterol ‘ruim’ e pode contribuir para a saúde do coração. Um estudo de 2011 descobriu que ele aumenta os níveis de antioxidantes no sangue e pode ajudar a prevenir doenças crônicas. O morango têm uma grande concentração de compostos fenólicos, tais como os flavonoides conhecidos por ter propriedades antioxidantes. Em um nível celular, eles lutam contra a produção de radicais livres e, portanto, diminuem o risco de doenças cardíacas, câncer, diabetes e demência.

 

5. Cranberry

Também conhecida por oxicoco, o cranberry – muito conhecido no tratamento de infecção do trato urinário -, pode ajudar a impulsionar o sistema imunológico e ser útil para pedras nos rins. Um estudo de 2008 apontou o cranberry como possuidor do maior nível de fenóis – um antioxidante contra doenças – e pode até mesmo reduzir o risco de doença cardíaca.

 

6. Noz

Esta super oleaginosa é conhecida por conter uma poderosa dose de antioxidantes que combatem o câncer, ser útil no tratamento de diabetes tipo 2 e saúde do coração. A Sociedade Americana de Câncer observou que o ácido elágico – encontrado nas nozes – está sendo estudado sobre a possibilidade de possuir efeitos anticancerígenos.

 

7. Mirtilos

Como a noz, o mirtilo é extremamente útil quando se trata da saúde do coração, mas também pode equilibrar os níveis de açúcar no sangue e é considerado um medicamento para o diabetes.

 

8. Feijão carioca

Embora improvável estar na lista, esse feijão é, de fato, cheio de antioxidantes, muito rico em fibras e muito benéfico para a saúde digestiva.

 

9. Blackberry (amora preta)

O Berry Health Benefits Network da Universidade Estadual de Oregon diz que as amoras pretas são ricas em ácido elágico, vitamina C e fibras, que agem como ajudantes na redução do risco de certos tipos de câncer. Recomenda-se sua inclusão no café da manhã diariamente.

 

10. Feijão vermelho (pequeno)

Por último, e surpreendentemente, o feijão vermelho pequeno. O USDA diz que o revestimento da semente, de cor vermelha, é rico em antioxidantes. Esses grãos são menores do que o feijão comum e são conhecidos por serem muito benéficos para os ossos e dentes, e ainda diminuir o risco de ataques cardíacos.

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: Blank Agência Criativa®