7 Curiosidades Sobre a Estévia

curiosidades-estevia

A estévia é uma planta.

Live Science relata que este substituto do açúcar é extraído a partir da planta de espécie Stevia rebaudiana, que naturalmente cresce no Brasil e no Paraguai, e onde tem sido usada por centenas de anos para adoçar alimentos e tratar queimaduras e desconforto no estômago. A planta possui a sua doçura devido a glicosídeos naturais, que são extraídos das folhas da estévia por meio de um processo que começa por colocar a planta em água quente.

 

A estévia embalada comercialmente não é necessariamente “natural”.

Sim, a estévia é uma planta, mas para que este substituto do açúcar possa sobreviver na prateleira do supermercado ou em sua despensa, muitas empresas incluem ingredientes adicionais. É comum a adição de adicionam eritritol, dextrose (um derivado de glicose do amido) que é muitas vezes obtido a partir de milho, trigo ou arroz e até “sabores naturais”, juntamente com o extrato de folhas de estévia.

 

Muito mais doce do que o açúcar.

Embora livre de calorias, o extrato da planta pode provar 200 vezes mais doce do que a mesma quantidade de açúcar (granulado) de mesa.

 

A estévia pode substituir o açúcar no cozimento…

Você pode usar estévia em biscoitos, bolos e até mesmo drinques. Mas, uma vez que a estévia é bem mais doce do que o açúcar, atente às quantidades, juntamente com o volume do açúcar ausente. A quantidade de estévia pode depender tanto da receita quanto da marca.

 

… mas não carameliza.

A estévia não doura como o açúcar e, portanto, neste caso, com ela você não pode terá o seu creme brûlée.

 

A estévia pode ser encontrada em concentrados líquidos e em pó.

O adoçante vem em gotas, como o extrato de baunilha que você usa na cozinha, um pó fino que é menos granulado do que o açúcar de mesa e também uma forma granulada comparável ao do açúcar. Cada um varia em concentração de doçura, por isso é importante ler os rótulos antes de usá-lo.

 

Sendo livre de calorias, não significa necessariamente que você perderá peso se você a usar no lugar do açúcar.

A estévia pode soar como a solução milagrosa, mas é preciso estar atento à sua composição. Ela é um adoçante obtido de fontes naturais mas isso não garante que sua composição seja apenas de adoçantes naturais. Um estudo do Instituto de Ciência Weizmann, mostrou que os adoçantes artificiais podem ter efeitos prejudiciais para o nosso corpo que levam a um aumento do risco de obesidade e diabetes.

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Desenvolvido por: