7 Razões para você limitar o consumo de Frutose

A frutose, por vezes chamada de açúcar de fruta, é um monossacárido, ou açúcar simples, que tem a mesma fórmula química da glicose, mas uma estrutura molecular diferente. A frutose pura é cerca de 70% mais doce do que o açúcar. Uma pequena quantidade de frutose, tais como a quantidade encontrada na maioria das frutas e legumes, não é uma coisa ruim. No entanto, consumir muita frutose ao mesmo tempo parece sobrecarregar a capacidade do corpo para processá-la. As dietas dos nossos antepassados continham pequenas quantidades de frutose.

 

Efeitos nocivos do excesso de frutose

 

1. A frutose aumenta a produção de ácido úrico, o qual, em excesso, pode causar gota, pedras nos rins e precipitar ou agravar a hipertensão.

2. A frutose rapidamente causa a resistência à leptina. A leptina é um hormônio que controla o apetite e o metabolismo para manter um peso normal. Pessoas resistentes à leptina tendem a ganhar gordura e se tornarem obesas muito facilmente.

3. O excesso de frutose contribui para a hipertensão por inibição de uma enzima chamada sintase endotelial de óxido nítrico, a qual está localizada na parede dos vasos sanguíneos e é essencial para a produção do vasodilatador, óxido nítrico.

4. O excesso de açúcar e frutose podem contribuir para a deterioração da saúde intestinal e, por fim, a síndrome do intestino gotejante. Minúsculos ‘vazamentos’ no intestino podem permitir que as toxinas penetrem na corrente sanguínea e desencadeiem doenças auto-imunes.

5. O excesso de frutose danifica o fígado e leva à resistência à insulina no fígado, bem como doença do fígado gorduroso. Na verdade, a frutose tem os mesmos efeitos sobre o fígado como o álcool (etanol), a qual é conhecida como uma toxina do fígado.

6. A frutose no estômago pode criar desequilíbrios na flora intestinal. Ela promove o crescimento de bactérias patogênicas. Isso pode ser um grande problema para quem tem problemas de estômago.

7. As células de câncer proliferam com frutose como sua fonte de energia.

 

Melhores Alterativas Naturais à frutose

– Açúcar de coco
– Mel puro
– Xarope de bordo
– Melaço
– Xarope de arroz integral
– Tâmaras
– Cobertura balsâmica
– Purê de banana
– Compota de frutas

 

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dra Ritz - © 2015 - Todos os direitos reservados.