8 alimentos que Aceleram o Metabolismo (para emagrecer)

Quando falamos em perder peso, o metabolismo possui um papel fundamental nessa função. De forma simplificada, o metabolismo é o processo pelo qual nosso corpo transforma os alimentos em energia, e assim, queima calorias. Por esse motivo, as escolhas dos alimentos que você ingere no seu dia-a-dia e seus níveis de treinamento possuem relação direta com os resultados que você vem obtendo, pois esses hábitos aceleram o metabolismo.

Além da atividade física que está sendo praticada, a escolha de certos alimentos podem ajudar você a melhorar seu organismo, e assim, fazer você perder gordura mais facilmente.

Há muitos alimentos que causam este efeito. Os termogênicos, por exemplo, são capazes de promover um leve aumento da temperatura corporal, pois dilatam os vasos sanguíneos e aumentam fluxo de sangue do nosso corpo – queimando mais calorias.

Outros são ricos em fibras e provocam uma digestão mais demorada e trabalhosa, obrigando o organismo a gastar mais energia neste processo. Há ainda os alimentos que garantem a boa saúde e funcionamento do corpo, combustível ideal para os músculos e sistema nervoso.

Pensando nisso, abaixo separamos 8 alimentos que aceleram o metabolismo e vão ajudar você a queimar gordura mais facilmente, confira:

 

Chá Verde

Se você busca acelerar seu potencial de queima de gordura, beber uma xícara de chá verde pode ser uma boa opção. O chá verde é termogênico, antioxidante e diurético. Também possui cafeína e ajuda a promover a oxidação da gordura.

Uma pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition descobriu que o extrato de chá verde pode fornecer um pequeno aumento no metabolismo por até 24 horas após sua ingestão. [2]

 

Ovos

Você pode dar um turbo no metabolismo logo pela manhã ao incluir ovos no seu desjejum. Como eles podem ser preparados de várias formas, vai ser difícil você enjoar desse super alimento. As gemas podem dar ao seu metabolismo um pequeno impulso, além de manter você saciado. [4]

Mas o grande segredo do ovo está na clara, pois nesse alimento não há gorduras e carboidratos. Proteína pura que ajuda a acelerar o metabolismo. Um estudo em 2008 descobriu que os participantes que incluíam ovos no café da manhã focando em perda de peso perderam significativamente mais peso do que os participantes que comiam uma refeição sem ovos. [5]

 

Peito de frango

Alimentar-se com alimentos que contêm proteínas faz seu corpo abastecer de energia, além de auxiliar na construção de músculos que, consequentemente, gastam mais energia para metabolizar e armazenar essa proteína.

Em comparação com os 5-10 por cento das calorias totais que leva para quebrar os carboidratos e os 0-3 por cento necessários para quebrar as gorduras, a proteína absorve mais energia para poder ser digerida.

Peito de frango acelera o metabolismo pois é uma fonte de proteína magra. Pode ser preparado de várias maneiras e ainda fica perfeito quando consumido com batata-doce.

 

Temperos Picantes

Comer alimentos picantes pode ajudar a manter seu metabolismo sempre ativo! Vários estudos mostraram que a adição de pimenta vermelha nas refeições pode aumentar o gasto de energia, ao mesmo tempo em que ajuda a reduzir o excesso de açúcar no sangue e o apetite. [6,7]

A capsaicina encontrada em pimentas e pimentão mostrou aumentar as taxas metabólicas e diminuir a absorção de colesterol, ao mesmo tempo em que aumenta as enzimas metabolizadoras de gordura.

Estudos mostram que consumir pimenta pode aumentar a taxa metabólica em até 25% durante 3 horas. Se você busca uma forma de aumentar o metabolismo, um pouco de molho Tabasco pode ajudar!

 

Café

Beber uma xícara de café pela manhã pode fazer mais do que apenas mantê-lo acordado. Em diversos estudos ficou evidente que a cafeína pode aumentar o metabolismo e aumentar a taxa de quebra de gordura. [8,9]

Isso, claro, não inclui acompanhamento com leite e nem açúcar. A bebida precisa ser pura.

 

Iogurte grego

Além do iogurte grego ser uma ótima fonte de proteínas, ele também é uma excelente fonte de cálcio. Estudos mostram que dietas mais elevadas em cálcio podem levar a maiores reduções na massa de gordura, quando combinadas com uma dieta e exercícios reduzidos em calorias. [10,11]

Se você não gosta do iogurte grego você pode optar pelo iogurte normal, leite ou queijo cottage, alimentos ricos em cálcio e proteínas.

Salmão

O salmão é uma excelente fonte de ômega-3, que é fundamental se para acelerar o metabolismo. Esses ácidos graxos reduzem a produção de um hormônio chamado leptina, um químico natural que desacelera o metabolismo.

Estudos mostram que dietas ricas em ômega-3 podem ter efeitos favoráveis ​​sobre a composição corporal, aumentando a taxa metabólica, o gasto de energia durante o exercício e a massa magra. [12-14]

 

Água e Limão

Todos sabem que consumir 2 litros de água (ou melhor, 35 mililitros por quilo corporal) ao longo do dia é capaz de fazer maravilhas para nosso corpo.

Beber água é uma das maneiras mais fáceis e naturais de acelerar o metabolismo e queimar gorduras. Isso porque a água dá um empurrão inicial para o organismo eliminar as toxinas que sobraram da reparação das células – trabalho que realizamos enquanto dormimos.

Além disso, beber água regularmente combate o inchaço e dá ao corpo as condições ideais para realizar atividades físicas, pois estimula a produção de células do sangue e dos músculos.

DICA: Adicionar limão em um copo de água pode melhorar seus resultados. O limão tem ação alcalinizante, por isso deixa o pH do sangue e de outros líquidos corporais menos ácidos. Isso favorece o funcionamento do organismo como um todo, acelerando o metabolismo.

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dra Ritz - © 2015 - Todos os direitos reservados.