Agachamento: por que fazer?

agachamento

O agachamento é um dos exercícios mais completos da musculação, é uma exercício que reproduz um movimento básico para o ser humano, que fazemos até antes de dar os primeiros passos.

Um exercício tão completo proporciona diversos benefícios, principalmente para quem busca bons resultados nos treinos. Ele pode ser realizado por grande parte das pessoas, desde que não tenham lesões e/ou limitações articulares que podem ser agravadas por este movimento, por isso lembre-se de sempre de procurar um profissional qualificado para te ajudar!

 

Ativação de músculos grandes

O movimento completo do agachamento é composto por uma flexão de joelhos e uma flexão de quadril, seguida de uma extensão destes, ou seja, é um exercício multiarticular. Quando bem feito, ativamos majoritariamente o quadríceps, isquiotibiais e glúteos.

 

Gasto calórico

Pelo fato de exigir esforço de 3 grandes grupos musculares, o gasto calórico deste exercício é elevado. Os quadríceps, isquiotibiais e glúteos são grandes grupos musculares capazes de produzir muita força e alcançar elevadas intensidades, por isso aquela exaustão pós leg day.

 

Fortalecimento do core

Ao executar o agachamento de forma correta, é exigido grande ativação da região abdominal durante o movimento. Também acontece atuação nos músculos paravertebrais da região lombar, ajudando a melhorar a postura.

 

Funcionalidade

Por mais que você não tenha objetivos concretos na musculação, como hipertrofiar ou emagrecer, o agachamento pode te ajudar! Isso porque, como falamos acima, ele atua sobre grandes grupamentos musculares, melhora a flexibilidade e equilíbrio, e é um movimento natural do dia a dia.

 

Agora que você já tem motivos suficientes, converse com o seu professor de educação física sobre incluí-lo na sua série, sempre atentando para a sua correta execução!

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Desenvolvido por: