Benefícios da Beterraba: 7 motivos para incluí-la no cardápio

À medida que uma crescente consciência surge em relação à necessidade de levar estilos de vida mais saudáveis, as pessoas começaram a incorporar vários superalimentos às suas dietas. Sim, estamos falando da couve, moringa, brócolis, abacate e similares. No entanto, desconhecida para muitas pessoas, a humilde beterraba é tanto quanto poderosa. Esta raiz roxa oferece muitos benefícios para lhe manter apto, forte e saudável.

 

1. REDUZ O COLESTEROL LDL E IMPEDE A FORMAÇÃO DE PLACAS

A beterraba contém grandes quantidades de fibras solúveis, flavonoides e betacianina – o composto que lhe dá a cor vermelho-púrpura. Sendo um antioxidante poderoso, ajuda a reduzir a oxidação do colesterol “ruim” LDL e não permite que ele se deposite nas paredes das artérias. Isso protege o coração de potenciais ataques cardíacos e derrames, reduzindo a necessidade de medicação.

 

2. BAIXA OS NÍVEIS DA PRESSÃO ARTERIAL

Teve um dia ruim no trabalho e sentiu a sua pressão arterial atingindo o céu? Beba suco de beterraba. A beterraba é uma grande fonte de nitratos que quando consumidos são convertidos em nitritos e um gás chamado óxido nítrico. Ambos os componentes ajudam a alargar/relaxar as artérias e, como resultado, baixar a pressão arterial.

 

3. COMBATE A OSTEOPOROSE

Este superalimento é embalado com sílica, o mineral que facilita para que o corpo use o cálcio eficientemente. O cálcio é o bloco de construção dos nossos ossos e dentes. Assim, um copo de suco de beterraba por dia poderia ajudar a evitar a osteoporose e ossos frágeis.

 

4. CONTROLA O DIABETES

Sendo um vegetal de índice glicêmico médio, a beterraba libera açúcares lentamente na corrente sanguínea. Isso ajuda a manter baixos os níveis de açúcar no sangue, enquanto sacia ânsias de açúcar. Além disso, possui poucas calorias e não contém gordura tornando-se perfeito para diabéticos.

 

5. TRATA A ANEMIA

A beterraba é rica em ferro. O ferro ajuda na formação de hemaglutinina, que é uma parte do sangue que ajuda a transportar oxigênio e nutrientes para várias partes do corpo.

 

6. AJUDA A ALIVIAR A FADIGA

Um estudo apresentado na conferência da Associação Americana de Diabetes afirmou que a beterraba ajuda a impulsionar a energia de uma pessoa. Devido ao seu conteúdo de nitrato, ajuda a dilatar as artérias, ajudando assim no transporte adequado de oxigênio para várias partes do corpo, aumentando a energia de uma pessoa. Outra teoria é que, por ser rica em ferro, ajuda a melhorar a resistência de uma pessoa. Portanto, um ótimo alimento para o final de um dia cansativo.

 

7. PROTEGE CONTRA O CÂNCER

A betacianina na beterraba tem outra função muito importante. Em um estudo feito na Universidade de Howard, Washington DC, foi encontrado que a betacianina ajudou a retardar o crescimento de tumores em 12.5% nos pacientes com câncer de mama e próstata. Este efeito não só ajuda no diagnóstico e tratamento de cânceres, mas também ajuda a evitar a recidiva.

 

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dra Ritz - © 2015 - Todos os direitos reservados.