Como a astaxantina luta contra a inflamação e promove a saúde

Isto pode surpreendê-lo, mas a inflamação é a conexão entre sua boa saúde e muitas doenças nada boas. Você pode reduzir a inflamação com carotenoides e flavonoides, que são potentes antioxidantes; no entanto, provavelmente, um dos anti-inflamatórios e antioxidantes mais eficazes é a pouco conhecida astaxantina.

 

A inflamação é boa ou ruim para a sua saúde?

 

A inflamação é um processo biológico necessário e importante que lhe permite sobreviver. É a resposta do seu corpo para combater a infecção e reparar os tecidos danificados. Em outras palavras, faz parte do seu processo de cura natural. Se você não tivesse inflamação, nunca se curaria de uma infecção ou ferimento.

 

Os problemas começam quando a inflamação dispara, descontrolada. Muitas pessoas experimentam uma inflamação contínua e de baixo nível sem sequer saber disso, e, com o tempo, esse é um fator crucial para muitas doenças crônicas.

 

Essa inflamação crônica ou “silenciosa” é o gêmeo maligno da oxidação – onde você encontra uma, você encontra a outra. Elas podem viver “sob o radar”, persistindo por anos (mesmo décadas) de maneira acentuada, assim danificando seu coração, cérebro e sistema imunológico.

 

Deixada sem controle, a inflamação crônica pode levar a qualquer condição, desde a asma até a artrite reumatoide ou a doença de Alzheimer. Na verdade, o número de doenças associadas à inflamação crônica é surpreendente:

 

– Doença cardíaca, aterosclerose e acidente vascular cerebral

– Diabetes

– Doença de Alzheimer

– Doença de Parkinson

– Esclerose múltipla

– Artrite reumatoide

– Úlceras, síndrome do intestino irritável e câncer de cólon

– Alergias

 

… e até mesmo osteoporose. A inflamação crônica pode elevar seu risco de osteoporose ao aumentar seus níveis de citocinas inflamatórias – o que pode induzir perda óssea. Um estudo recente mostra que a inflamação não controlada aumenta três vezes o risco de uma fratura de quadril.

 

O que torna a astaxantina especial?

 

A astaxantina é um carotenoide natural encontrado nas microalgas. Os carotenoides dão aos alimentos sua bela cor (por exemplo, vermelho, amarelo e verde em pimentões). Eles também possuem potentes propriedades antioxidantes.

 

Quando você vê a cor rosa em algum crustáceo, você vê astaxantina. Até mesmo aos flamingos a astaxantina dá sua bela cor rosa. (Flamingos se alimentam de crustáceos, e crustáceos se alimentam de algas, onde a astaxantina prospera.)

 

Suas qualidades antioxidantes oferecem uma ampla gama de benefícios para a sua saúde – literalmente “coloca você no rosa!”:

 

Neutraliza os radicais livres.

Os radicais livres podem causar danos oxidativos, levando a doenças. Ao adicionar à sua dieta antioxidantes como a astaxantina, você pode neutralizar esses radicais. A astaxantina é mais forte do que a vitamina E, o betacaroteno e a vitamina C na prevenção de compostos que causam a oxidação das células; Na verdade, é 14, 54 e até 65 vezes mais forte que esses nutrientes, respectivamente!

Extingue o oxigênio singleto.

A astaxantina é capaz de “apagar” (ou limpar) as formas de oxigênio singleto (O2), uma molécula de oxigênio extremamente reativa, e outros materiais orgânicos que podem prejudicar as células. A astaxantina é capaz de limpar o oxigênio singleto 11 vezes melhor do que o betacaroteno e 550 vezes mais eficaz do que a vitamina E.

É um anti-inflamatório poderoso.

As propriedades anti-inflamatórias da astaxantina são capazes de reduzir o risco de doenças como cataratas, demência e Alzheimer, fornecendo proteção para seu cérebro, olhos e sistema nervoso central. Faz isso atravessando as barreiras sangue-cérebro e sangue-retina.

 

Doze benefícios comprovados:

1 .Melhora a saúde do coração

2. Reduz o estresse oxidativo

3.  Aprimora a circulação

4.  Neutraliza os radicais livres

5.  Abaixa a resposta inflamatória

6.  Aumenta a função imune

7.  Melhora a função cognitiva

8.  Beneficia a visão

9.  Diminui as linhas de expressão

10.  Promove a saúde dos ossos e juntas

11.  Melhora a performance muscular

12.  Aumenta a fertilidade em homens

 

Como tomar?

Atualmente, não existe uma recomendação diária para a astaxantina, no entanto, em média, experts recomendam de 2 a 4mg ao dia para o ganho dos seus benefícios. Dependendo da condição individual, esta recomendação pode variar e deve ser considerada.

 

A astaxantina é solúvel em gordura. Para aumentar sua absorção, é melhor ingeri-la juntamente com alguma gordura saudável como o abacate, peixes gordurosos ou coco.

 

Segurança

Até o momento não foi reportado nenhum efeito colateral significante em estudos clínicos. Não obstante, quando em altas doses (a partir de 50mg), a astaxantina pode causar uma cor alaranjada na pele.

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dra Ritz - © 2015 - Todos os direitos reservados.