Como escolher cosméticos veganos

Os veganos não comem, nem utilizam nenhum tipo de produto que tenha ingredientes de origem animal. Desta forma fica mais difícil saber qual produto pode ser usado e qual não pode ser, pelos veganos.

O que é um cosmético vegano?

Um cosmético vegano é aquele que não tem nenhum ingrediente de origem animal e não foi testado em animais. O veganismo é um estilo de vida que tem por objetivo acabar com o uso e exploração de animais para toda e qualquer atividade humana como alimentação, entretenimento, beleza e outras.

 

cosmético vegano x cosmético orgânico

Cosmético orgânico é aquele que apresenta na sua composição no mínimo 95% de matérias-primas orgânicas em relação a matérias-primas naturais totais utilizadas na formulação.

Nem sempre um produto orgânico será vegano, pois não há nenhuma regra de certificação que diga que os cosméticos orgânicos não podem conter ingredientes de origem animal.

Os cosméticos cruelty-free tem por princípio, não serem testados em animais. O produto finalizado não pode ser testado em animais e também nenhum dos seus componentes pode ser testado em animais.

Para ser vegano, o produto não pode ser testado em animais e não conter nenhum ingrediente de origem animal, o que os cosméticos orgânicos não garantem.

Atualmente, os selos de certificação facilitam a identificação dos cosméticos veganos. O selo “CERTIFICADO SVB VEGANO” traz consigo a garantia ao cliente de que, todos os processos de um determinado produto não tiveram uso de animais ou de produtos dessa origem.

 

vamos facilitar um pouco

Caso esteja em dúvida ou não tenha a informação de que um cosmético foi ou não testado em animais ou é livre de ingredientes de origem animal (normalmente escrito na embalagem), confira quais os ingredientes mais comuns em cosméticos que são de origem animal:

Carmino (**Carmin, carmine ou Cl 75470): é produzido a partir de insetos, e é utilizado para a promoção de pigmentação vermelha.

Glycerin (**Glicerina): pode ser de origem animal (vindo da gordura de animais) ou de origem vegetal, e as empresas devem ser questionadas para obter-se uma resposta.

Lanolin (**Lanolina): retirada do sebo da lã de ovelhas. Utilizado normalmente em cremes hidratantes.

Ácido caprílico (** Caprylic Acid): ácido retirado do leite de vaca ou cabra.

Colágeno (**Collagen): proteína encontrada nos tecidos animais.
**Os nomes em parênteses, representam de quais outras maneiras os ingredientes podem estar inseridos nos rótulos. OBS: Todos os produtos listados podem ser substituídos por ingredientes de origem vegetal.

Caso haja algum destes ingredientes na composição do cosmético, o produto não estará liberado para veganos.

 

existem marcas que realmente vendem cosméticos veganos?

Atualmente, muitas marcas já se preocupam em oferecer produtos veganos, livres de ingredientes ou exploração animal, já que boa parte da população, mesmo quem não segue um estilo de vida vegano, já se preocupa com a origem e composição dos cosméticos, optando por aqueles que não oferecem risco para a pele, e também para o meio ambiente.

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dra Ritz - © 2015 - Todos os direitos reservados.