Como Ganhar Hipertrofia?

 

Seus músculos têm de ser estimulados para que ocorra micro lesões nas fibras musculares. Estas fibras irão cicatrizar e assim ocorrerá a hipertrofia. Para que seu treino seja efetivo, tanto a fase concêntrica ou positiva, como a excêntrica e negativa tem de estimularem as fibras.

As Ações Excêntricas são responsáveis por um maior acometimento de dano muscular quando comparado com ações concêntricas, ou seja, a fase excêntrica ocasiona um maior desarranjo das fibras musculares, através da danificação da linha Z, sarcolema, túbulos transversos e miofibrilas.

Esse fato se deve provavelmente pela diferença no padrão de recrutamento das unidades motoras.

Na fase excêntrica, são recrutadas em média 1/3 menos unidades motoras (e consequentemente menos fibras musculares) do que na fase concêntrica (isso em uma mesma intensidade). Ou seja, para um mesmo esforço, a fase excêntrica utiliza menos fibras musculares do que a fase concêntrica.

artigo-5-1

 

artigo-5-1

artigo-5-1

 

 

 

O dano muscular é importante por vários aspectos. O dano muscular parece ter um papel importante na hipertrofia muscular, com a ativação das células satélites.

Ele também é responsável pelo acometimento de Dor Muscular de Inicio Tardio (DMIT), diminuição da força e potência muscular, extravasamento de enzimas intracelulares, como a Cretina Quinase, além de modular a resposta inflamatória e o sistema imune. Ou seja, exercícios mal planejados, com uma intensidade supra-fisiológica, podem ocasionar um quadro de inflamação crônica e até mesmo provocar processos indesejáveis, como o catabolismo muscular.

Por isso a necessidade de se planificar muito bem a periodização.

 

 

artigo-5-2

 

 

 

Um mito sobre esse tema parece ser o de que a fase excêntrica provoque maior hipertrofia muscular.

Vários estudos investigaram esse tema, sendo que a maioria encontrou hipertrofia quando a fase excêntrica foi realizada em alta velocidade, tendo alguns estudos não encontrados diferença entre as velocidades lentas e rápidas.

Mas é importante salientar que NENHUM estudo científico encontrou um maior grau de hipertrofia ou dano muscular quando a fase excêntrica foi realizada em velocidades mais lentas.

 

 

Faremos um teste com você:

 

Faça um treino teste, siga sua rotina e diga-nos se foi proveitoso!

 

 

artigo-5-3

 

 

TOMAS TRIEL

CREF: SP-SP063250G

logo tomas

 

 

 

 

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dra Ritz - © 2015 - Todos os direitos reservados.