Como malhar corretamente na frente do espelho?

 

Um objeto que está sempre nas academias é o espelho, mas você sabe exatamente para que serve? Uns utilizam para arrumar os cabelos, outros para dar uma “ajeitadinha” na roupa, outros para dar uma olhadinha para aquela pessoa. Há até quem o use para tirar as famosas selfies. Contudo, o principal intuito do espelho na academia é corrigir a nossa postura durante a execução de cada exercício e nos dar consciência corporal.

Vale lembrar que, antes de ver seu reflexo fazendo o exercício, é importante buscar o exemplo de execução e técnicas perfeitas, que geralmente está ilustrado no adesivo no próprio aparelho. Caso continue com dúvidas, peça ao seu instrutor que demonstre o movimento correto.

Após entender o que deve ser feito, utilize o espelho para observar os seguintes pontos e malhar corretamente:

 

Posicionamento dos pés: veja se estão na posição correta, que pode ser juntos, afastados e/ou, dependendo do exercício, até com um grande afastamento. Podem também estar na posição anteroposterior (um pé na frente e outro atrás). Observe se estão voltados para o centro do corpo, à frente ou para fora.

Posicionamento do quadril: este deve estar em uma angulação confortável. No agachamento, por exemplo, o quadril fica levemente elevado para trás, como se você fosse sentar em uma cadeira.

Posicionamento dos ombros: estes devem estar sempre de forma relaxada, independentemente do movimento a ser feito e do exercício. Num desenvolvimento com barra, por exemplo, você pode empurrar a barra para cima, mas os seus ombros permanecem no lugar, sem encostá-los às suas orelhas, com exceção do encolhimento (em que a pessoa mantém a postura ereta, segura os pesos e eleva os ombros o mais alto possível, baixando-os posteriormente, sem dobrar os cotovelos).

Posicionamento dos braços: é importante verificar a posição em que eles estão quando começa e quando termina o movimento. Como na rosca direta, por exemplo, os braços ficam estendidos na lateral do corpo e as mãos voltadas à frente, segurando o halter ou a barra, flexionando os cotovelos, eleva-se a carga fazendo a contração do músculo – neste caso, o bíceps – e o trazemos até a altura dos ombros.

Posicionamento da cabeça: normalmente, para todos os exercícios, olhamos para frente, pois a nossa cervical deve estar sempre alinhada a nossa coluna para não sofrermos lesões. No exercício de remada com barra em pé, por exemplo, o tronco fica inclinado e a nossa cabeça acompanha esta inclinação, nem olhando para frente nem para baixo, mas sim na diagonal.

 

Sempre que se alinhar e for começar o exercício, peça para que o seu instrutor observe suas primeiras execuções e verifique se o movimento está correto, incluindo a velocidade com a qual você o realiza. Daí pra frente é só manter a postura e começar a criar a sua própria consciência corporal.

Vale destacar que, ao mesmo tempo em que o espelho pode ser um excelente aliado, nos mostrando nossa postura e movimentos, ele pode nos distrair, uma vez que mostra tudo o que acontece no ambiente. Por isso, tente sempre manter o foco no que está fazendo. A distração pode fazer com que você perca a concentração no exercício, reduzindo o seu desempenho de execução. Quando isso acontecer, mantenha a calma e respire fundo, lembre-se dos posicionamentos, se alinhe e continue seu treino.

Lembre-se: quanto melhor a execução, melhor será o resultado e o seu rendimento.

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: Blank Agência Criativa®