Como o óleo de peixe pode ajudá-lo a perder peso

O óleo de peixe já está bem pesquisado por sua ação contra o acúmulo de gordura, estando os principais ácidos graxos ômega-3 – EPA e DHA – responsáveis por este efeito antiobesidade.

 

Agora, um novo estudo, publicado em The Journal of Nutritional Biochemistry (11/2016), mostrou que o ácido graxo EPA (ácido eicosapentaenoico) ajuda a controlar a adiposidade transformando a “gordura branca” em “gordura bege”. Este processo ajuda a transformar um tecido de acumulação de gordura em um tecido de queima de gordura, quebrando a gordura para a produção de calor, um processo chamado termogênese.

 

Mais mitocôndria = cor bege.

Mais gordura = cor branca.

 

Os cientistas observaram que o EPA transforma células adiposas brancas em células beges e é um nutriente termogênico, que também inibe a acumulação de gordura, aumentando a oxidação da mesma nas próprias células. O EPA atinge isso através do aumento do número de mitocôndrias (geradoras de energia) em células adiposas. Este processo também faz com que estas células pareçam ter coloração bege/marrom, em vez da cor branca habitual que denota gotículas de gordura dentro delas.

 

Os cientistas concluem o estudo afirmando que seus resultados sugerem que o EPA induz uma remodelação do metabolismo adipocitário impedindo o armazenamento de gordura e promovendo a oxidação de ácidos graxos, a biogênese mitocondrial e marcadores tipo “bege” em adipócitos subcutâneos humanos de indivíduos com sobrepeso.

 

O consumo de peixe oleoso (sardinha, anchovas sem sal, arenque, cavala, salmão, alabote) três dias por semana já é conhecido para ajudar a manter ou reduzir o peso. No entanto, para se obter a mesma quantidade de EPA sem o consumo regular destes peixes, cápsulas com doses altas de óleo de peixe devem ser usadas (+ de 1.000 mg/cápsula).

 

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: Blank Agência Criativa®