Conheça os Benefícios da Acerola

A acerola é uma das frutas que contém os maiores teores de vitamina C. Além de ser rica em vitamina C, seu uso pode trazer benefícios incontáveis para a saúde e boa forma. Saiba quais são esses benefícios nesse artigo.

Propriedades da Acerola

Original do México, a acerola é um dos ingredientes-chave na culinária indígena. Ela é rica em diversas vitaminas e minerais, além de favorecer o corpo com proteínas e fibras funcionais. O seu sabor é ácido, mas sutilmente doce, o que leva muitas pessoas a se apaixonarem pela fruta. Os benefícios da acerola envolvem tratamento de inflamações intestinais e doenças de forma geral. Dentre os contribuintes pelas ações positivas da acerola, podemos destacar para que serve a fruta, já que possui porção de vitaminas A e C, além de ácido fólico, riboflavina B2 e Niacina. Dentre os minerais, podemos destacar o Fósforo, Manganês, Magnésio, Cálcio, Ferro, Potássio e Cobre. As fibras alimentares podem impulsionar o funcionamento geral do sistema digestório, apoiando a eliminação das substancias que não são convenientes para a saúde geral do corpo.

Informações nutricionais da Acerola

Porção de 100g, o que equivale a uma xícara da fruta.

 

Energia 32 calorias
Carboidratos 7,7 g
Proteínas 0,4 g
Gorduras 0,3 g
Fibras 1,1 g

Benefícios da Acerola – Para Que Serve

Veremos a seguir os principais benefícios da acerola, entendendo para que serve exatamente com relação a saúde e boa forma.

 

1- Controle do açúcar no sangue

Os antioxidantes contidos nas acerolas são responsáveis pelo controle dos níveis de açúcar na corrente sanguínea. Com equilíbrio de glicose e insulina, é possível prevenir ocorrências de hipo e hiperglicemia, comuns e muito prejudiciais para diabéticos e pessoas que tendem a esta condição. Os benefícios da acerola podem ajudar na prevenção de diabetes, contribuindo com a saúde geral do corpo. Sabemos que nenhuma fruta é prejudicial aos diabéticos, desde que elas sejam consumidas em porções saudáveis. Os benefícios da acerola também se estendem a estes, pois ela pode auxiliar no equilíbrio dos níveis de açúcar na corrente sanguínea.

2- Ação antioxidante e prevenção do câncer

A acerola é rica em flavonoides e carotenoides, que são antioxidantes importantes para agirem contra a ação de radicais livres. Eles são importantes para proteger contra a ação de células cancerígenas, e que podem resultar na formação de tumores. É importante saber para que serve a acerola, pois ela é muito conveniente para a prevenção de Câncer no pulmão. Em efeito anticâncer, a acerola é comparada a diversas frutas, e seu efeito terapêutico é comprovado pela presença de antocianinas e carotenoides, como nos mamões, goiabas e tomates.

3- Fortalecimento do sistema imunológico

A vitamina C é uma das principais contribuintes para o fortalecimento do sistema imunológico, por isso, contendo excelente porção desse nutriente, a acerola é conveniente para as pessoas se sentirem mais fortes perante as adversidades externas, já que foi comprovado que a fruta pode conter até 25 vezes mais de vitamina C que a laranja. A contribuição da vitamina C também se estende por esse nutriente contribuir com a melhor absorção de Ferro, mineral importante para o sistema imunológico. A porção dessa vitamina se torna ainda maior quando o fruto está em fase mais avançada de amadurecimento.

4- Pele bonita

A mudança de medidas gera algumas consequências ao corpo das pessoas, principalmente aquelas que perdem muito peso, o que resulta em algumas evidencias na elasticidade da pele. Para favorecer os vasos sanguíneos, a saúde dos ossos e, principalmente da pele, a vitamina C da acerola pode auxiliar na síntese de Colágeno, excelente agente para reduzir os impactos como estrias, celulites e flacidez. Garantindo a produção desse colágeno, pode-se notar os benefícios não só na pele, mas nos ossos, dentes, e muito mais. A acerola também é reconhecida como conveniente para a proteção da pele, quando esta está exposta ao sol, além de retardas os efeitos causados pelo envelhecimento.

5- Olhos saudáveis

Não só de olho nos benefícios da acerola para a boa forma, a fruta ainda pode favorecer o seu organismo de maneira geral. Ela contém vitamina A, muito conveniente para a saúde dos olhos, pois este nutriente contribui com a proteção da córnea, além de reduzir os impactos causados pela luz externa, que oferece incomodo a muitas pessoas que lidam com sensibilidade à luminosidade. A acerola pode ajudar na qualidade da visão em ambientes escuros, se conciliada com uma alimentação equilibrada, além de ajudar na prevenção de cegueiras.

6- Benefícios para o coração

O controle sobre os batimentos cardíacos e pressão são muito convenientes para elevar a qualidade dos exercícios físicos. Não é à toa que o uso de monitor cardíaco tem sido cada vez mais comum. De olho na saúde do coração, é importante saber que a acerola pode ajudar no melhor fluxo sanguíneo, proporcionando melhor bombeamento de sangue até o coração. Estes efeitos são justificados pela porção de Potássio contida na fruta, a qual age em favor de uma melhor vasodilatação, proporcionando um melhor controle de pressão, reduzindo a possibilidade de ocorrência de derrames, ataques cardíacos, e até mesmo aterosclerose. A fruta ainda ajuda no controle dos níveis de colesterol.

7- Efeito energético

De olho na melhor qualidade de seus treinos, os benefícios da acerola podem impulsionar não só os resultados de saúde, mas também para melhor qualidade de exercícios físicos. A fruta pode contribuir com carboidratos que são transformados em energia a ser gasta durante o levantamento de pesos, elevando o gasto calórico, apoiando a redução do percentual de gorduras.

8- Apoio ao bom funcionamento da tireoide

A ação antioxidante oferecida pela vitamina C é reforçada pela ação do colágeno e Ferro, que juntos podem auxiliar e controlar a produção de hormônios, apoiando o tratamento contra consequências à tireoide, evitando o ganho de peso e preservando as medidas corporais. Saber para que serve a acerola pode ser importante para aqueles que lidam com esses desequilíbrios hormonais, pois todas as contribuições podem ser convenientes para ajudar no bem estar dessas pessoas.

9- Cicatrização

Aponta-se a acerola como uma fruta funcional para o tratamento e saúde da pele, e os benefícios não só são convenientes para a redução de evidências de acnes ou manchas, mas também para auxiliar na cicatrização de ferimentos. Esse efeito é garantido pela vitamina C, que favorece a saúde dos tecidos. Impulsionando o surgimento de células novas, a acerola pode acelerar o processo de cicatrização, eliminando as marcas da pele.

10- Olhos saudáveis

A acerola também pode ser conveniente para a saúde das retinas. Ela contém vitamina A, que contribui com a saúde dos olhos, pois ele a aptidão da visão para período noturno, além de reduzir a possibilidade de doenças e consequências sobre os olhos. Essa vitamina ainda pode ajudar na prevenção de degeneração macular resultante do avanço da idade, além de reduzir a possibilidade de cegueiras e cataratas. A deficiência de vitamina A pode ser identificada a partir de alguns sintomas, como secura nos olhos e inchaços, por isso, mantenha sempre a acerola em seu cardápio, então poderá garantir um bom apoio para a prevenção de problemas visuais. A porção de vitamina A contida em uma acerola se assemelha à porção oferecida por uma cenoura.

11- Controle de peso

De olho na boa forma, as frutas são excelentes aliadas para ajudar na manutenção de peso. Manter um cardápio magro pode ficar mais fácil com a inserção de frutas. A acerola não comprometerá a busca pela boa forma, pois ao consumir 100 gramas da frutinha vermelha, você estará adicionando apenas 32 calorias ao seu plano alimentar. É importante que você saiba que a fruta pode ser incorporada a diversas receitas light, o que ajudará a diversificar a dieta, mantendo o compromisso com os resultados a serem conquistados. A acerola pode ser incorporada à saladas de frutas, sobremesas, ou até mesma consumidas naturalmente

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dra Ritz - © 2015 - Todos os direitos reservados.