Exercícios Abdominais queimam gordura localizada ou não?

abdominais_abdomen_trincado (1)

Para melhor esclarecimento do assunto, o termo “queima” de gordura é popularmente utilizado quando o organismo metaboliza gordura, ou seja, quando o organismo utiliza a gordura como fonte de energia para a realização da atividade física.

Agora a pergunta que muitos fazem e nem sempre obtém a resposta correta: como utilizar essa gordura localizada como fonte de energia? O que devo fazer?

Nem sempre as informações que recebemos diretamente e indiretamente da mídia é correta; às vezes muitos dos anúncios e comerciais que assistimos está fazendo a propaganda de um produto que nem sempre é o adequado para você e para seu objetivo.

O abdômen é um músculo como qualquer outro, que também deve receber uma devida atenção dentro de sua rotina de treino. Deve ser trabalhado como qualquer outro grupo muscular, com séries específicas e períodos de descanso. Depois dessa breve explicação, podemos concluir que os exercícios abdominais têm a função de fortalecimento da região abdominal, assim desvendando um mito que os exercícios abdominais queimam gordura.

Já que realizar exercícios abdominais não queima gordura, então, o que queima gordura? Exercícios aeróbicos como uma caminhada ou uma corrida leve, pedalar e para os alunos que gostam de utilizar o elíptico, também é uma boa opção de atividade aeróbica que evita impacto nas articulações dos joelhos.

Qualquer uma dessas atividades citadas acima, tem a função de queimar gordura, além de vários outros benefícios, como melhorar a capacidade cardiorrespiratória, diminuir os triglicerídeos, diminuir o colesterol ruim (LDL) e muitos outros.

Voltando ao assunto anterior, exercícios abdominais podem até possuir uma função de queimar gordura, mas somente quando é realizado vários exercícios durante um período/tempo longo, podendo lesionar, fadigar o músculo e até, sofrer alguma lesão realizando um movimento incorreto durante as repetições.

Ou seja, quando o objetivo é queimar gordura, é muito mais seguro realizar uma atividade aeróbica comum como na esteira ou na bike, ao invés de sofrer muito realizando inúmeras repetições de exercícios abdominais, correndo risco de levar à musculatura à fadiga, antes que o organismo utilize a gordura como fonte de energia ou até mesmo a uma lesão por postura incorreta.

 

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Desenvolvido por: