O desenvolvimento do Cérebro Infantil através do Esporte

 

Linda Pagani, autora do estudo  “The Fundamental Importance of Free Movement and Organized Extracurricular Sport Activity for the Cognitive Development of the Child: The View From the Field”*, da Universidade de Montreal, afirma que atividades esportivas extracurriculares para crianças beneficiam o desenvolvimento e melhora cognitiva, como uma maior capacidade de concentração.

 

Além de ser professora na escola de psicoeducação da universidade, Pagani também é pesquisadora do Hospital Infantil CHU Sainte-Justine de Montreal. Seu trabalho se concentra em desenvolvimento infantil e na identificação de fatores que impactam as crianças à medida que crescem, com vista a ajudar os pais, professores e organizações a priorizar as atividades e comportamentos positivos. Parte de sua pesquisa mais recente aborda especificamente o impacto dos esportes de equipe. “Trabalhamos com as informações fornecidas pelos pais e professores para comparar as atividades das crianças do jardim de infância com o seu envolvimento em sala de aula enquanto cresciam”, disse Pagani.

“Ao chegarem à quarta série do ensino fundamental, as crianças que jogaram esportes estruturados foram identificadas como melhores em seguir instruções e a permanecerem focadas na sala de aula. Há algo específico no ambiente esportivo – talvez o sentido único de pertencer a uma equipe, um grupo especial com um objetivo comum – que parece ajudar as crianças a entender a importância de respeitar as regras e honrar as responsabilidades”.

 

Sr. Mico Delianova Licastro, representante nos EUA do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni), e organizador do simpósio onde o estudo foi apresentado, em Chicago, ressaltou que as conclusões da professora Pagani apoiam o trabalho que sua organização vem realizando durante anos. “Coni tem plena consciência da necessidade de as crianças começarem bem cedo a se envolver em um estilo de vida ativo e participar em esportes organizados dentro e fora da escola, de acordo com suas idades”, disse Delianova Licastro. “Coni está presente em diversos países com grandes populações de cidadãos de origem italiana, como aqui nos EUA, organizando para as crianças competições esportivas, eventos lúdicos e promovendo uma dieta saudável.”

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dra Ritz - © 2015 - Todos os direitos reservados.