O Desequilíbrio Emocional pode Contribuir para Lesões Durante a Prática Esportiva

 

Quando o indivíduo está sob pressão e/ou se sente ameaçado, seja por motivos de competição esportiva ou problemas pessoais, seus pensamentos são direcionados para a solução daquilo que o atormenta, voluntária ou involuntariamente.

 

desequilibrio emocional e lesões 2

 

 

Com isso, sua ansiedade e medo aumentam, surge o estresse negativo (distresse), causando tensão muscular e redução da atenção para atividades práticas. Tal quadro pode levar o atleta a cometer movimentos inadequados, resultando em lesão muscular.

 

 

desequilibrio emocional e lesões

 

 

Faz-se necessária a boa administração desse estresse durante a prática esportiva. Ao se perceber num quadro de tensão emocional e distração, é benéfico buscar um foco no exercício, seja com contagem das repetições durante as séries em voz alta, ou direcionando os pensamentos para os movimentos que se está a realizar, sentindo cada músculo que é exercitado.

É importante que o treinador/personal esteja atento aos momentos de distração de seus assessorados, mostrando-se mais acolhedor e fazendo um treino mais leve se for o caso, sempre estimulando o foco para a atividade, ciente de que nessas condições há mais riscos de lesões acontecerem.

A intenção dessas técnicas é mudar o foco do pensamento que está concentrado no problema, para a execução da tarefa. Entretanto, quando um assunto exige atenção, essa atenção precisa ser dada e a problemática trabalhada.

O segredo está em se organizar mentalmente, refletir sobre a questão fora do momento do treino, reservando um tempo para se dedicar a cada coisa.

 

Annie Nolasco
CRP: 121699/06

 

 

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dra Ritz - © 2015 - Todos os direitos reservados.