O que comer antes do Treino?

Os resultados da atividade física são diretamente ligados à alimentação, que deve ser ajustada de acordo com a quantidade e qualidade e também antes, durante e após o treino. Além disso, o consumo de água deve garantir a hidratação, já que a desidratação pode afetar a performance e prejudicar a saúde.

O consumo balanceado de alimentos ricos em carboidratos, gorduras boas, proteínas, além de vitaminas, minerais e líquidos, ajudam a promover a saúde e melhorar o rendimento, durante o exercício físico.

 

Qual a importância do consumo de proteínas e carboidratos?

 

O consumo de proteína antes e após o exercício ajuda a promover o crescimento muscular. Já os carboidratos fornecem energia para os músculos, evitando que a proteína seja usada como fonte energética.

É importante lembrar da preservação da proteína, pois quando a quantidade de carboidratos ingerida é insuficiente, a proteína pode ser utilizada como fonte de energia, ocasionando a perda de massa magra.

 

O que comer antes do treino?

 

Um consumo inadequado de alimentos no pré-treino pode levar a hipoglicemia (a baixa quantidade de glicose no sangue pode ocasionar até desmaios) e comprometer o rendimento e a saúde, sendo assim, estão listadas abaixo as principais orientações do que consumir e o que não consumir no pré-treino (no mínimo máximo 1 hora e meia antes):

 

– Consumir carboidratos de fácil digestão para não causar sensação de peso durante a atividade e garantir estoques de energia durante todo o treino (exemplos: batata-doce, tapioca, mandioca e frutas);

– Suplementos como maltodextrinae waxy maize são uma ótima opção;

– Consumir proteínas para estimular a síntese proteica (por exemplo: queijo tipo cottage, peito de frango, ovos (claras) e peixes);

– Consumir suplementos (proteína em pó de alto valor biológico) como whey, albumina, entre outros;

– Beber água;

– Evitar o consumo de fibras antes da atividade física, pois podem interferir na absorção dos carboidratos, levando a desconfortos gastrintestinais;

– Evitar gordura em excesso.

 

Quando é necessário o uso de suplementos?

 

Uma alimentação adequada rica em nutrientes oferecidos através das frutas, legumes, vegetais e macronutrientes já fornecem o necessário, porém, em situações e condições específicas, a suplementação da dieta é recomendada, como, por exemplo, treinos intensos, onde a alimentação já não supre mais o que o organismo precisa.

 

É importante ressaltar que o consumo elevado pode ocasionar efeitos colaterais sendo assim, recomenda-se sempre um acompanhamento com o médico e nutricionista.

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dra Ritz - © 2015 - Todos os direitos reservados.