Obesidade na Infância e Adolescência

Obesidade na infância e adolescência é o problema nutricional que mais cresce no mundo, e é o maior fator de risco para obesidade no adulto.

É por definição, um acumulo excessivo e generalizado de gordura em subcutâneo e em outros tecidos durante o período de crescimento e desenvolvimento. A prevalência da obesidade tem aumentado de forma assustadora.

As comorbidades frequentemente associadas à obesidade são as doenças cardiovasculares, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia, diabetes mellitus tipo 2 (resistência insulínica), problemas ortopédicos, dermatológicos, doenças respiratórias, puberdade precoce, distúrbios psicológicos, discriminação social. Dentre os fatores, podemos citar o comportamento alimentar, a atividade física, os hábitos pessoais e culturais de cada criança. A alimentação inadequada e o sedentarismo são os grandes vilões desta nossa rotina atual.

2-2

A hereditariedade é um importante fator de risco para a obesidade. Se ambos os pais são obesos há 80% de chance de ser obeso, se um só é obeso, 50%, e pais magros, 9%. Se observa um maior ganho de peso durante o primeiro ano de vida da criança, entre 5 e 6 anos de idade e na adolescência. Há um maior risco de obesidade na vida adulta relacionado a idade em que se observa este aumento de peso na infância e adolescência: 40% das crianças obesas são adolescentes obesos e 75 a 80% adolescentes obesos serão adultos obesos.

Obesidade é uma doença crônica de difícil tratamento, portanto, a grande arma é a prevenção. A intervenção deve ser feita em qualquer idade em que se faça o diagnóstico.

2-3

Hábitos Saudáveis:

– Alimentação saudável é para todos! Menos açúcar, gordura e sal, maior teor de fibras e nutrientes, com disciplina na qualidade e quantidade dos nutrientes, horários reguladores de refeições, com uma rotina organizada
– Incentivo ao aleitamento materno
– Exemplo e participação de toda a família
– Prática de atividade física por no mínimo 30 minutos ao dia.
– Crianças saudáveis devem fazer até 60 minutos ao dia exercícios moderados a vigorosos
– Redução dos horários de TV e computador para máximo de duas horas ao dia
– Rotina para acordar e dormir cedo.

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: Blank Agência Criativa®