Pais e Filhos – 5 benefícios de treinar junto com a turma de casa!

Sabemos que a relação entre pais e filhos deve ser amigável, respeitosa e saudável. Saudável em todos os sentidos, inclusive no que diz respeito ao cuidado com a saúde e com o corpo.

Os filhos sempre serão inspirados pelas atitudes do pais. O comportamento dos adultos influenciam as crianças e essa deve ser uma preocupação importante das famílias.

Lembrem-se sempre de filtrar e limitar os assuntos, as atividades, o comportamento e as atitudes de seus filhos. Algumas crianças tendem a amadurecer rápido e a desenvolver uma independência que, fora de hora, pode ser prejudicial para eles. Nem tudo é bem vindo a qualquer momento. Há um momento certo para cada desenvolvimento e isso é gradativo. Não tenha medo de dizer não para seu filho. Você ainda manda nele e está no controle!

Na questão física, algumas mulheres ativas na carreira, nos treinos podem ser enganadas por pensamentos de estagnação pós parto. A tendência à depressão é comum na maioria das mulheres e todo o histórico de vida saudável, auto realização e amor próprio irão contribuir para um momento maternidade mais satisfatório.

Após o período de resguardo, não há nada que impeça a mamãe e o papai a voltarem suas atividades normais. É claro que o recém chegado irá requerer muita atenção e dedicação e os papais estarão fisicamente cansados, mas o retorno gradativo, ainda que com caminhadas leves no início do dia, ioga ou pilates, irão ajudar a retomar a rotina!

Existem vários benefícios que envolvem o treino entre família. Vamos ver 5 benefícios que o treino entre pais e filhos geram na vida de todos:

 

Treino em família é sinônimo de sinergia

Quando os membros da família treinam juntos, uma grande sinergia é criada, afinal, todos se mantêm unidos em prol dos seus objetivos. Nesse processo, a relação entre pais, filhos, cônjuges e irmãos é fortalecida, tornando-se mais sinérgica e harmoniosa. Isso pode melhorar inclusive a convivência familiar!

Ao treinar em família, há um esforço mútuo para que a rotina de exercícios dê certo e vire um estilo de vida. O resultado desse esforço é uma família muito mais integrada e saudável.

 

Todos entram na linha no quesito alimentação

Um dos pilares mais importantes do treino é a alimentação, pois sem uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, o treino não é eficiente. Segundo especialistas, a alimentação é fundamental na rotina de qualquer praticante de atividades físicas. É justamente essa alimentação que faz com que os atletas tenham mais energia, melhor rendimento, recuperação mais rápida e menor risco de lesões.

Treinar em família ajuda muito nesse aspecto! Como os familiares fazem boa parte da refeição juntos, fica fácil acompanhar os hábitos de cada um, incentivar mudanças e lembrar o quanto é importante ser criterioso na compra e preparo dos alimentos. Outro ponto importante, é que com a mamãe cuidando da dieta da família toda, o cardápio pode ser elaborado tanto para favorecer o treino, quanto o paladar.

 

Treinar em família é uma questão de exemplo

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública de nosso século. Segundo a Organização Mundial de Saúde, um terço das crianças (de 6 a 9 anos) está acima do peso ou obesa. O demasiado tempo gasto em frente a TV e diante dos computadores tem roubado o tempo de dedicação à prática de esportes e atividades físicas mais saudáveis. Aliado ao sedentarismo, o excesso de enlatados e fast food completa os fatores de risco para a obesidade.

Diante dessa situação alarmante, os pais devem se preocupar com os hábitos de seus filhos. Nada mais eficaz nesse sentido, do que dar um bom exemplo, adotar uma alimentação saudável, praticar exercícios periódicos e levar a família inteira para treinar junta. Assim, os filhos crescem com o desejo de manter um estilo de vida pautado na saúde e bem estar.

De acordo com Cacá Ferreira, Gerente Técnico da Cia Athletica, o treino em família extrapola a esfera do exemplo de pai para filho. Para o profissional, essa prática também é um bom exemplo para outras famílias, já que incentiva uma vida mais saudável, dando assim uma contribuição importante para a comunidade.

 

Os treinos em família são mais estimulantes

Imagine aquele momento do treino no qual as forças estão esgotando e você de repente escuta a voz de alguém em que você confia dizendo: “Vai, continua!”. Parece um Oasis em meio ao deserto, as forças se renovam e o gás é retomado para levar a série de exercícios até o final.

Analogias à parte, o fato é que treinar com os familiares é muito mais estimulante, pois quando algum membro da família estiver desanimado, o outro o puxará! Quando alguém estiver cansado, o outro incentivará. A consequência disso é a menor evasão dos treinos, afinal, família que treina unida é assídua e dedicada.

 

Tempo de qualidade juntos

Em meio a uma rotina marcada por compromissos, cada membro da família segue seu próprio ritmo. O treino em conjunto é um respiro diário, uma pausa nas atribuições, um momento para relaxar e conviver. Ao treinar juntos, os integrantes da família podem ficar mais perto e trocar ideias no pré e pós-treino. É um período favorável para compartilhar um pouco da vida, contar as novidades e estreitar os laços para além das paredes de casa.

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dra Ritz - © 2015 - Todos os direitos reservados.