Porque você precisa de gorduras (boas) na sua dieta?

D

O consumo de gordura faz mal a saúde.

Gordura saturada eleva o colesterol.

O colesterol causa doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.

Certo?

Errado!

B

 

NÃO há associação entre gordura saturada e a incidência de doenças cardíacas ou acidente vascular cerebral.

Infelizmente ainda essa questão é muito discutida e as observações sem conhecimento são as que prevalecem.

Por mais de cinco décadas temos sofrido uma lavagem cerebral para acreditar que a gordura saturada causa doença cardíaca.

É uma crença tão arraigada que poucas pessoas sequer questionam, virou uma questão cultural.

Durante os últimos trinta anos, o conceito de comer saudavelmente passou pela eliminação ou redução da gordura nos alimentos.

Cerca de 15.000 produtos dietéticos com teor mais baixo de gorduras chegaram às prateleiras dos supermercados gerando bilhões de dólares.

As pessoas ficaram convencidas de que comer gordura animal tradicional, como manteiga e queijo faz mal a saúde e substituíram por alimentos altamente processados, óleos vegetais industrializados, como óleo de milho,  soja ou pior ainda o veneno Canola, fora o imenso aumento de consumo de carboidratos refinados… péssima troca.

Não existem trabalhos que comprovem a ligação da gordura saturada e do colesterol com doenças cardíacas.

 

A

 

Porque então você precisa de gorduras na sua dieta?

 

  • Nosso sistema nervoso é formado por tecidos gordurosos, os neurônios (células responsáveis por transmitir os impulsos nervosos, apenas tem essa capacidade de condução por possuir a bainha de mielina que é um tipo de gordura).
  • As membranas de todas as nossas células e de todas as organelas são feitas de gordura.
  • As vitaminas A, D,E e K , que são gorduras, são fundamentais para a visão, ossos, sistema imune e coagulação sanguínea.
  • A gordura saturada é exigida para o cálcio ser eficazmente incorporado ao osso.
  • A gordura saturada protege o fígado do álcool e da toxicidade dos medicamentos.
  • As gorduras saturadas presentes na gordura de coco (ácido mirístico e ácido  láurico) desempenham papéis chave na saúde imunológica.
  • A deficiência de ácidos graxos saturados nas células brancas do sangue diminui sua habilidade de reconhecer e destruir invasores externos, como vírus, bactérias, e fungos.
  • O colesterol é indispensável para a produção de hormônios esteróides (sexuais).

C

 

Exemplos de fontes de gorduras que você pode e deve colocar na sua alimentação são:

Castanhas, nozes, avelãs, sementes de linhaça, girassol, gergelim, quinua, óleo e polpa de coco, abacate, azeite de oliva e  azeitonas.

Essas gorduras devem fazer parte de 28% da sua ingestão calórica diária e integram-se de maneira harmônica as nossas membranas celulares e tecidos.

O colesterol e a gordura saturada são de fato essenciais para um coração saudável.

Níveis elevados de colesterol podem ajudá-lo a viver mais tempo e dietas ricas em carboidratos são as que promovem os fatores que causam de fato as doenças cardíacas.

Lembre-se: a melhor forma de aprender é estudar, ao invés de se tornar um eco, repetir informações sem fundamentos ou bases científicas.

A idéia não é para você se alimentar todos os dias de bacon e manteiga, mas que você entenda que não há razões científicas pelas quais os alimentos naturais contendo gordura saturada não possam ou não devam fazer parte de uma dieta saudável.

Comments
  1. Adriana

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Desenvolvido por: