Qual a diferença entre Óleo de Coco e MCT?

Os motivos pelo qual o óleo de coco é muito conhecido estão associados à presença dos ácidos graxos de cadeia média (TCMs) contidos nele, onde se destacam os ácidos láurico, cáprico e caprílico. O ácido láurico representa, em média, 47% da composição do óleo de coco e, por isso, acaba recebendo mais destaque. Presente em grande quantidade no leite materno, o ácido láurico exerce importante ação antimicrobiana, antiviral e antifúngica. Já os ácidos cáprico e caprílico, mais conhecidos pelas suas funções energéticas, também estão presentes no óleo de coco, porém em menores quantidades.1

O MCT oil ou TCM, como é chamado no Brasil, não deve ser confundido com o óleo de coco tradicional. Suplementos de TCM combinam apenas os ácidos caprílico e cáprico, geralmente na proporção de 7 vezes mais concentrados do que o óleo de coco. Essa maior concentração deve-se ao fato de que os ácidos caprílico e cáprico desempenham funções direcionadas em especial ao fornecimento rápido de energia aos músculos e cérebro.

Além do fornecimento de energia, os metabólitos dos ácidos cáprico e caprilíco, chamados de corpos cetônicos, promovem maior sensação de saciedade, efeito termogênico, melhora das funções cognitivas, dentre outros benefícios. TCM é uma fonte de energia importante em dietas cetogênicas ou low carb.2-6

Dietas com baixa ingestão de carboidratos necessitam de fontes alternativas de energia. TCM é uma fonte de gordura saudável e, quando adicionado aos shakes, saladas e utilizado no preparo do bulletproof coffee, fornece energia que estimula o estado de cetose nutricional, condição em que o organismo utiliza a gordura como principal fonte de energia ao invés do carboidrato, tornando-se assim um queimador de gorduras.

DIETA CETOGÊNICA: consiste em dieta rica em gorduras saudáveis, muito baixa em carboidratos e adequada em proteínas que proporciona ao organismo o alcance do estado de cetose nutricional.

 

Principais diferenças entre MCT e Óleo de coco

Óleo de coco

• Prevalência de ácido láurico (C12) – 47%, em média
• Pobre em ácido caprílico (em média, 7%) e cáprico (em média, 6%)
• Sabor característico de coco
• Solidifica em temperaturas abaixo de 25°C

MCT

• Constituído por 60% de ácido caprílico e 40% de ácido cáprico, fontes de energia rápida
• Não possui ácido láurico (C12)
• Sabor e aroma neutros
• Não solidifica
• Maior solubilidade
• Menor valor calórico

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dra Ritz - © 2015 - Todos os direitos reservados.