Quanto tempo demora para vermos Resultados na Musculação

De todas as questões que existem sobre musculação, sem dúvidas, a mais comum é a respeito de quanto tempo leva para que os resultados do treino comecem a aparecer.

Bem, não é a toa.

A esmagadora maioria das pessoas entram na academia porque estão insatisfeitas com algo do próprio corpo e querem mudar o mais rápido possível.

Mas ao mesmo tempo que não podemos nos contentar com resultados medíocres ou a ausência deles, é preciso entender que mudar o corpo de maneira expressiva é um processo que, infelizmente, vai ser mais lento do que a maioria das pessoas gostariam.

Em um estudo sobre hipertrofia, os envolvidos foram submetidos a um treino de alta intensidade por 35 dias.

As primeiras mudanças corporais puderam ser vistas entre a terceira e quarta semana, ou seja, se você está começando agora, talvez seja possível ver alguma mudança em termos de ganho de massa muscular a partir da terceira semana de treino.

O quanto você vai mudar já é algo completamente diferente, pois isto vai depender de inúmeros fatores como idade, genética, dieta inicial, determinação para treinar sem faltar, tipo de treino, etc…

Mesmo assim, somente para termos uma ideia, em outro estudo feito com homens e mulheres adultos, depois de 5 semanas fazendo musculação, foi possível aumentar a massa muscular em 6%.

Trocando em miúdos, um cara com 70kg e 12% de gordura (uma pessoa normal e relativamente magra) ganharia cerca de 3kg em 5 semanas, sem controle de dieta, descanso e coisas do tipo.

Vale considerar que os ganhos quando iniciamos na academia sempre serão mais fáceis no começo, ou seja, considerando que você realmente ganhe 3kg por volta de um mês, você não vai ganhar isso todo mês, indefinidamente.

 

Isto acontece porque o seu corpo nunca recebeu estímulos para crescer antes e agora que recebe, vai precisar quebrar a homeostase (o equilíbrio) e se adaptar para suportar sua nova rotina.

 

De acordo com estudiosos do meio, como Lyle McDonald, no primeiro ano de treino – considerando que você treina, se alimenta e descansa corretamente – é possível ganhar cerca de 10kg de massa muscular (desconsiderando ganho de gordura).

 

E acredite, 10kg é bastante coisa no mundo da musculação. Considerando, por exemplo, que uma pessoa ganhe estes 10kg sem ganhar muita gordura, seria uma mudança expressiva aos olhos de qualquer pessoa.

 

Porém, depois deste período, as coisas costumam ficar mais difíceis. No segundo ano de treino, os ganhos podem cair pela metade e no terceiro, a metade da metade. De acordo com Lyle, a partir do quarto ano de treino as mudanças são bem lentas.

 

Claro, a quantidade exata de massa muscular e velocidade da evolução vai ser diferente para cada pessoa, podendo ser maior ou menor. Mas estes números são muito válidos para criarmos expectativas reais.

 

Palavras finais

Muitas pessoas esperam mudar o corpo da água para o vinho logo nos primeiros meses de treino e quando isto não acontece, ficam pensando que algo está muito errado.

Ledo engano.

É preciso pensar que a musculação é como uma maratona e não uma corrida de tiro em alta velocidade.

Em outras palavras, na musculação, ganha aquele que consegue manter a disciplina por longos períodos e não aquele que consegue dar tudo de si, mas somente por algumas semanas e depois desiste.

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dra Ritz - © 2015 - Todos os direitos reservados.