QUEDA DE CABELO: VEJA OS ALIMENTOS QUE AJUDAM A PREVENIR

“Quer que eu dê uma disfarçada na careca?” Pronto. Era tudo o que um homem não queria ouvir do barbeiro. Parece que toda virilidade, masculinidade ou qualquer outro adjetivo que reforce seu lado “machão” vai pelo ralo com seus fios de cabelos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cabelo, a calvície atinge 42 milhões de brasileiros e brasileiras. Mas afeta, em especial, os homens. A queda de cabelos nos homens se deve principalmente à genética. “A alopecia androgenética [calvície masculina] é causada por uma quantidade excessiva de hormônios masculinos, os andrógenos”.  Essa calvície genética pode chegar por volta dos 18 anos.

Gradativamente, o crescimento dos fios de cabelo diminui de ritmo e o ciclo da vida é reduzido para um ano, enquanto o normal é de três ou quatro anos. “O folículo capilar localiza-se mais superficialmente na derme e começa a atrofiar. Por consequência, os cabelos ficam mais finos e começam a regredir ao longo das têmporas, na testa e no topo da cabeça”.

 

CAUSAS DA QUEDA DE CABELO MASCULINO

 

Existem também outros fatores que podem causar a queda de cabelo, sobretudo em homens.

– Medicamentos, como anticoagulantes ou tratamentos para câncer, podem causar queda de cabelo.

– Situações traumatizantes e estresse também pode favorecer a queda dos fios.

– A alimentação desequilibrada pode causar deficiência de nutrientes, como falta de ferro, uma das principais causas da queda de cabelo.

– A perda normal de cabelo é de cerca de 50 a 100 fios por dia. Parece muito, mas não é. Esse processo é comum como parte de renovação do cabelo e não deixa ninguém careca. Mas, se esse número de queda for maior, você provavelmente irá perceber entradas e falhas.

 

QUEDA DE CABELO: TRATAMENTO

 

Cada caso é um caso. O melhor é sempre procurar um médico ou dermatologista para ver qual a real razão e o tratamento adequado. “Há diferentes tratamentos para queda de cabelos, como shampoos, loções e séruns específicos”, dependendo do caso, poderá ser feito o uso de medicamentos orais e até técnicas com laser associados à mesoterapia, em que os cabelos engrossam e aumentam.

ALIMENTOS CONTRA QUEDA DE CABELO

 

Sabia que sua alimentação pode interferir na queda ou não dos seus cabelos? Isso mesmo! Os alimentos podem ser excelentes aliados no tratamento e prevenção da calvície. “Vitaminas do Complexo B, Vitamina A, Zinco, Ferro e proteínas não podem faltar na dieta de quem quer evitar a queda de cabelos”.

 

QUEDA DE CABELO: ALIMENTOS QUE AJUDAM A EVITAR A CALVÍCIE

 

– Cereais, grãos integrais, carne vermelha magra, peixes, folhas verde-escuras.

Esses alimentos ajudam a prevenir a queda de cabelos em geral, mas também existem opções que podem auxiliar na queda de cabelo androgenética, como o óleo de coco. “Alguns especialistas indicam o óleo de coco, já que ele pode inibir a 5 alfa-redutase, uma enzima que converte a testosterona em DHT (dihidrotestosterona), responsável pela queda de cabelo”. Além de ser acessível e fácil de encontrar, o óleo de coco pode ser utilizado de duas formas: no preparo de refeições e direto no cabelo, massageando os fios e o couro cabeludo [nesse caso, em seguida é preciso lavar bem com shampoo para não ficar nenhum resíduo]. “O óleo de coco é antifúngico e ajuda a reduzir caspa, o que é bem comum para quem tem problema de calvície.

 

INIMIGOS DO CABELO

 

Evite bebidas alcoólicas e fumo. O álcool e o cigarro produzem radicais livres, que favorecem a inflamação em certos tecidos, como o couro cabeludo, o que contribui para a queda de cabelo.

 

 

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dra Ritz - © 2015 - Todos os direitos reservados.