Você acha que conhece bem o abacate e tudo o que ele oferece? Você ainda pode se surpreender.

Além de sabor, o abacate tem muito mais a oferecer: seu consumo garante mais saúde e bem-estar para a família. A fruta vem do abacateiro, uma árvore frutífera que tem como nome científico Persea gratissima, da família das Laureáceas, é também conhecida como abocado e avocado.

 

Benefícios do abacate

O abacate atua contra:

 

1- Infecção urinária

2- Diarreia

3- Estomatite

4- Gases

5- Estresse

6- Doenças degenerativas

7- Colesterol ruim

8- Tensão Pré-Menstrual (TPM)

9- Anemia

10- Hepatite

11- Doenças do coração

12- Catarata

13- Varizes

14- Reumatismo

15- Dor de cabeça

16- Tuberculose

17- Vermes

 

Para que serve o abacate?

O abacate é excelente, ainda, para estimular o crescimento dos cabelos, como um eficaz tônico capilar.

Sua polpa pode ser usada em máscaras faciais, oferecendo hidratação, e os nutrientes do abacate – que são mais de vinte – promovem, além da saúde, também a beleza, sendo rico em óleos essenciais, vitamina E, vitamina D e vitaminas do Complexo B.

O abacate detém os radicais livres, diminui os riscos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e controla os índices de açúcar no sangue.

Faltou energia para praticar atividade física? Por ter um alto valor calórico, o abacate vai te dar mais disposição para fazer seus exercícios.

 

Propriedades do abacate:

 

– Cicatrizante

– Antidiarreica

– Depurativa

– Anti-inflamatória

– Antienvelhecimento

– Vermífuga

– Afrodisíaca

– Digestiva

– Diurética

– Emoliente

 

Tipos de abacate

Fica difícil listar os tipos de abacate que há no mundo. Isso porque são mais de quinhentos abacateiros diferentes. Haja variedade! No nosso país, consumimos mais o abacate Manteiga, o Guatemala e o Pescoço.

O conhecido prato mexicano Guacamole, feito com abacate, usa os tipos Hass e o Breda.

 

Abacate engorda?

Aqui vai a resposta: não, o abacate não engorda. Na verdade, se bem usado, o abacate emagrece. Exato. Ele é rico em ácidos graxos, mas as gorduras são do bem.

Só não vale exagerar na dose, uma fatia já está de bom tamanho. Consuma com moderação, em um lanche à noite, por exemplo.

A fruta dá a sensação de saciedade que quem está de dieta precisa para não abusar da comida. Além disso, o abacate solta o intestino, o que reduz a prisão de ventre – e o mau humor feminino! – e os inchaços abdominais. Bom demais para ser verdade, mas é a realidade.

 

Caroço de abacate

Não descarte o caroço de abacate. As fibras contidas na semente do fruto ajudam no bom funcionamento intestinal. E, ainda, combate a proliferação de fungos, como a candida, responsável pela candidíase.

Se passar a consumir o caroço de abacate, verá como a sua imunidade estará boa. Quer saúde de ferro? Triture a semente do abacate em processador ou liquidificador e adicione esse farelo a sucos e alimentos.

 

Chá de folha de abacate

O chá feito com as folhas do abacateiro é bastante consumido. Deve ser feita uma infusão com as folhas, e o chá deve ser tomado duas vezes por dia.

 

Óleo de abacate

O óleo de abacate proporciona os mesmos benefícios que a fruta e pode ser consumido em duas colheres de sopa por dia. Vai da sua imaginação: pode adicioná-lo a sopas, molhos, até em temperos para saladas. Você encontra o óleo de abacate facilmente em lojas de produtos naturais.

Esse óleo natural é eficaz contra rugas. Vale experimentar esse presente da natureza para você.

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dra Ritz - © 2015 - Todos os direitos reservados.