Alimentos que perdem Nutrientes quando Cozidos

Alguns alimentos perdem parte de seus nutrientes e benefícios para o organismo quando cozidos ou adicionados em produtos industrializados, pois muitas vitaminas e minerais são perdidos durante o cozimento ou devido ao excesso de açúcar, farinha branca e conservantes químicos que a indústria adiciona nos produtos processados.

Por isso, veja a seguir uma lista com 10 alimentos que trazem mais benefícios para a saúde quando consumidos crus.

 

1. Cacau

Os benefícios que o chocolate traz para a saúde são devidos ao cacau, que é rico em antioxidantes e que tem propriedades como reduzir a pressão sanguínea e produzir serotonina, o hormônio que dá a sensação de bem-estar.

No entanto, para produzir o chocolate a indústria utiliza grandes quantidades de açúcar, óleo, farinha e outros ingredientes que fazem com que o produto final não tenha mais os benefícios do cacau. Assim, o ideal é consumir chocolates com pelo menos 70% de cacau, e usar o cacau em pó para fazer receitas e adicionar ao leite do café-da-manhã, por exemplo.

 

2. Frutas frescas

Apesar de práticos, os sucos industrializados são ricos em conservantes, corantes e adoçantes artificiais, que podem causar problemas como alergias e aumento da glicemia, além de não trazerem todos os nutrientes benéficos da fruta fresca.

Assim, deve-se preferir comprar as frutas e fazer o suco natural em casa, pois dessa forma a refeição será rica em nutrientes frescos que irão desintoxicar o organismo, melhorar o metabolismo e trazer disposição para o corpo.

 

3. Alho

O alho é rico em alicina, uma substância que ajuda a diminuir o colesterol alto, reduzir a pressão arterial e prevenir trombose e doenças cardíacas. No entanto, o alho cru é que contém grandes quantidades de alicina, pois parte dela se perde durante o cozimento.

Por isso, para proteger o coração e ter mais dos benefícios que o alho traz, deve-se comê-lo cru ou beber diariamente 1 copo de água de alho pela manhã e antes de dormir.

 

4. Coco

Consumir biscoitos, barra de cereais, pães e outros produtos com coco não traz os benefícios dessa fruta, pois eles são ricos em açúcares e farinha branca, que aumentam a glicemia e favorecem o ganho de peso.

Por isso, deve-se preferir o coco fresco, pois ele contém fibras que melhoram o funcionamento do intestino, e sua água é rica em potássio, sódio, fósforo e cloro, minerais importantes para manter a hidratação do corpo, principalmente após uma atividade física.

 

5. Frutas secas

Durante o processo de desidratação, as frutas perdem parte das vitaminas que continham na sua água e passam a ter o dobro ou o triplo de açúcar de antes, o que aumenta as calorias do alimento e a glicemia no sangue após o seu consumo.

Assim, deve-se preferir consumir as frutas frescas, que dão mais saciedade, têm menos calorias e trazem todos os nutrientes para manter o bom funcionamento do corpo.

 

6. Nozes, amendoins e castanhas

As frutas oleaginosas como nozes, castanhas e amendoins são ricas em ômega-3, gordura boa que ajuda a manter a saúde do coração, e em nutrientes como ferro e magnésio, que previnem anemia e problemas musculares.

Por isso, deve-se evitar o consumo dessas frutas industrializadas com sal adicionado, pois o excesso de sal aumenta a pressão arterial e provoca retenção de líquidos, diminuindo os benefícios das frutas cruas.

 

7. Pimentão vermelho

O pimentão vermelho é rico em vitamina C, vitamina E, vitamina B6 e magnésio, nutrientes que funcionam como antioxidantes e que previnem problemas como anemia.

No entanto, quando cozido, frito ou assado por um longo tempo, o pimentão vermelho perde sua vitamina C e seu poder antioxidante. Por isso, deve-se consumi-lo cru ou usá-lo em refogados rápidos, sem deixar a temperatura do alimento ficar muito elevada.

 

8. Cebola

 

Assim como o alho, a cebola é rica em alicina, substância que ajuda a prevenir problema cardiovasculares, câncer e pressão alta. No entanto, a cebola cozida perde parte desse nutriente, e por isso comer cebola crua traz mais benefícios para a saúde.

 

9. Brócolis

O brócolis é um vegetal rico em vitamina C, cálcio, fósforo, potássio e proteína, além de conter a substância sulforafano, que previne o câncer, diminui a pressão alta, melhora o sistema imune e protege o coração.

No entanto, essa substância protetora é melhor absorvida no intestino e mais utilizada no organismo quando o brócolis é consumido cru, e por isso deve-se evitar cozinhar esse vegetal por muito tempo, preferindo consumi-lo cru ou cozido rapidamente por 5 a 10 minutos no vapor.

 

10. Beterraba

A beterraba é rica em fibra, vitamina C, potássio, magnésio e folato, nutrientes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, combater a inflamação e reduzir a pressão arterial.

No entanto, quando cozida, a beterraba perde parte desse nutrientes, e por isso o melhor é consumi-la crua, ralada em saladas ou adicionada em sucos naturais.

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: Blank Agência Criativa®