Alongamento para Gestantes
Hoje vamos falar um pouco sobre a importância da prática dos exercícios de alongamento para as futuras mães…
Uma atividade de extrema importância para o bem-estar das gestantes de do seu bebê, Segundo Walker (2009), a realização de um programa regular de alongamento proporciona mudanças no corpo, principalmente nos músculos, aumentando a amplitude dos movimentos e reduzindo a tensão muscular geral.
Dentre os benefícios de um movimento com maior amplitude, encontra-se maior conforto para a realização de atividades rotineiras.
A prática de alongamento resulta também no aumento da força muscular, redução da dor pós-exercício, redução da fadiga, aumento da flexibilidade, melhora da postura, desenvolvimento da consciência corporal e melhora da coordenação.
O alongamento proporciona ainda maiores estímulos à circulação sanguínea e alívio do estresse. De acordo com o estudo de Martins e Silva (2005), tratamento da lombalgia e dor pélvica posterior na gestação por um método de exercícios, os exercícios de Stretching Global Ativo (SGA) – alongamentos excêntricos realizados por meio de posturas parcialmente estáticas – vem sendo uma das alternativas eficientes para a diminuição da dor lombar.
Gestantes submetidas a esse tipo de exercício relataram que a dor diminuiu ou cessou. Relataram também que o SGA ajuda na melhora da consciência corporal e na realização das atividades de vida diárias. Mulheres que já praticavam atividade física semanalmente, com duração de 45 minutos ou mais, apresentam menos riscos de dores na região lombar, embora o aparecimento de lombalgias seja muito comum no período gestacional. Nem sempre os tratamentos são cientificamente avaliados, sendo que, na maioria das vezes, a efetividade do exercício é o único parâmetro a ser seguido. Na maioria das vezes utilizamos os mesmos exercícios de alongamento para gestantes, porém esses devem sofrer adaptações conforme o tamanho da barriga.
Procure um profissional de educação física para prescrever com segurança os movimentos.
Mais uma dica para que sua gestação seja cada vez mais segura e livre de dores, pensando sempre no seu bem-estar e do seu bebê !!
Referencias bibliográficas: Ciências da Saúde, Brasília, v. 9, n. 2, p. 53-70, jul./dez. 2011 Exercício físico durante a gestação: uma prática saudável e necessária.
Carolina Pilegi
CREF: 066742-G/SP