As fezes podem oferecer pistas importantes sobre sua saúde
“Se os movimentos do intestino são confortáveis, então é provável que tudo esteja bem”, afirma um médico com atuação na medicina familiar e professor assistente clínico na Texas A&M College of Medicine. “Fezes quando normais são macias mas densas.”
Os vírus e bactérias no trato intestinal podem causar descoloração, diarreia ou sangue nas fezes. A cor do sangue pode ajudar o seu médico a identificar a localização da infecção.
“Se uma infecção é no intestino inferior ou cólon, então o sangue em suas fezes vai ser vermelho. Se você encontrar sangue preto, então é sangue oxidado que vem de local mais alto no seu aparelho digestivo, como o estômago ou duodeno”.
As pessoas com doença da vesícula biliar às vezes têm fezes brancas, por isso, se você já notar esta coloração, entre em contato com o seu médico.
Também é importante prestar atenção na frequência da eliminação de fezes. “Se você está evacuando três vezes por semana ou menos, então essa é a definição comum de constipação. Por outro lado, mais de seis vezes ao dia para os adultos é demais.”
Além disso, uma mudança repentina nas fezes poderia ser um sinal de condições subjacentes. “Se houver dor quando evacuar, as fezes se apresentarem duras ou diferentes, então esses problemas devem ser abordados”. Seu médico pode sugerir mudanças na dieta ou talvez recomendar algo para ajudar, acrescentou.
Não é comum conversarmos sobre as fezes, mas não retenha informações potencialmente vitais ao seu médico.
“Evacuar é algo natural que faremos durante toda a vida, e é importante ter uma discussão aberta com seu médico para garantir que seu sistema digestivo esteja funcionando com alta eficiência”.