Biscoito de Polvilho – Saiba Mais

O biscoito de polvilho é um doas alimentos mais consumidos pela população. Há quem diga que seu consumo exagerado pode ajudar a engordar, será mesmo verdade? O biscoito de polvilho pode sim ajudar a engordar, além de contribuir para o surgimento de algumas doenças. Confira nesse artigo um pouco mais sobre o biscoito de polvilho e saiba como ele pode te ajudar a emagrecer.

 

De que é feito o biscoito de polvilho?

Como o próprio nome já diz, ele é feito de polvilho que nada mais é que o amido da mandioca. Ele é semelhante ao amido de milho, mais conhecido por “Maizena”. O polvilho azedo, uma versão do polvilho original, é usado para fazer pão-de-queijo.

Os amidos (qualquer tipo) fazem parte do grupo dos carboidratos, sendo um carboidrato simples. Isto quer dizer que ele fornece energia de forma rápida para o organismo e não sacia a fome por muito tempo, já que a falta de fibras e proteínas facilitam sua digestão. Assim, ele é rapidamente digerido. Se não usarmos toda a energia que recebemos do biscoito de polvilho, ela se acumulará no nosso organismo como gordura.

Além de ser alto em carboidrato, o biscoito de polvilho ainda contém gordura (quantidade varia dependendo se é frito ou assado). A quantidade de proteína é insignificante. Pensando nisso, você deve achar que o biscoito de polvilho engorda.

 

Mas o pacote diz que uma porção tem 100 calorias!

E provavelmente o pacote não está mentido. O que faz do biscoito de polvilho ser tão popular entre pessoas que querem emagrecer é o fato de que mesmo sendo carboidrato, sua consistência não é maciça. Ele é um biscoito literalmente leve: ele não é completamente sólido, há muito ar dentro dele. Isso faz com que cada unidade tenha menos calorias do que um biscoito regular.

Como pode ser encontrado nas versões assados ou fritos, a quantidade de gordura neles pode ser menor caso você escolha os assados. E não é só isso: existem no mercado opções light, o que reduz ainda mais a quantidade de caloria. Há marcas que indicam no rótulo que uma porção (30 gramas) possui menos de 100 calorias.

Portanto, apesar de sua composição ser basicamente carboidrato e gordura, ele pode apresenta, de forma geral, um baixo teor calórico e este teor pode ser ainda menor dependendo da opção que você escolher.

 

O biscoito de polvilho emagrece?

Não é que o biscoito de polvilho tem um componente mágico que te faz emagrecer. Ele simplesmente não te faz engordar quando consumido moderadamente. Entretanto, não é só o baixo teor calórico que faz do biscoito de polvilho um aliado do emagrecimento.

Um dos maiores desafios para quem estar tentando perder peso é o fato da pessoa não poder comer mais as guloseimas que antes comia. Ela não passa fome, mas passa vontade, e é realmente difícil quebrar o hábito de comer bobagens entre as refeições principais. Com o biscoito de polvilho você pode saciar, ao menos em parte, essa fome psicológica. Você não está comendo só frutas “sem graça”, mas também não está comendo biscoito recheado.

Saciar a fome psicológica é especialmente importante para os beliscadores de plantão. Estas pessoas querem apenas mastigar algo sólido, mas não estão com fome real. Biscoito de polvilho neles!

Por fim, esta questão de saciar a fome psicológica está estreitamente ligada à questão da variedade no cardápio. Na dieta, muitos alimentos são restringidos, isso quando não são cortados de vez. Quem está nessa sente que as únicas opções de lanches são frutas e iogurte. Pois bem, o biscoito de polvilho é mais uma opção gostosa para tirar a dieta do marasmo. No entanto, se você estiver mesmo buscando a perda de peso, talvez seja melhor procurar os substitutos de refeição.

 

O biscoito de polvilho engorda?

Embora ele tenha grandes vantagens, o biscoito de polvilho engorda se você não tomar alguns cuidados. O primeiro deles é usar a palavra de ouro em qualquer processo de emagrecimento e manutenção da forma: moderação. Não vale sentar para ver televisão e devorar um pacote inteiro de biscoito de polvilho.

Este é um erro que a maioria das pessoas faz ao incluir este alimento na rotina. Por ser um biscoito leve, as pessoas não sentem que estão comendo porque é difícil se sentir saciado com ele. Daí, quando menos se espera, você já passou da porção indicada: 30 gramas, por volta de 10 unidades, sendo um total de aproximadamente 120 calorias (12 por unidade).

Por não dar saciedade, o biscoito de polvilho pode não ser um lanche indicado para segurar sua fome por muito tempo. Dessa forma, mesmo que você coma apenas o indicado, pode acontecer de pouco tempo depois precisar comer novamente por estar com fome.

Outra desvantagem do biscoito polvilho é o fato de ele ser rico em sódio. Na dieta, o sódio pode causar retenção de líquidos, deixando seu corpo mais inchado. Além do mais, se você sofre de hipertensão, deve evitar alimentos ricos em sódio.

Por fim, é bom lembrar que o biscoito de polvilho tem calorias vazias, ou seja, não tem nenhum nutriente (vitaminas e sais minerais). Embora ele possa fazer parte do seu cardápio, ele não deve ser sua única opção de lanche, já que frutas, iogurtes, queijos e outras opções saudáveis têm os nutrientes que você precisa.

 

Como usar o biscoito de polvilho no emagrecimento?

Para incluir corretamente o biscoito de polvilho, siga as dicas:

  • Respeite o limite da porção estipulada;
  • Dê preferência às versões light e às versões assadas;
  • Para incluir algum valor nutricional, escolha as versões com fibra;
  • Para ter uma maior saciedade, diminua pela metade a porção de biscoito e inclua um iogurte light ou três fatias de presunto cozido. A proteína desses alimentos aumentará sua sensação de saciedade;
  • Respeite seu plano alimentar. Se você faz uma dieta de baixo sódio, não é uma boa incluir o biscoito de polvilho. Ele também não pode ser consumido se você faz alguma dieta de restrição de carboidrato. Se você faz alguma dieta baseada em pontos como a dieta dos pontos, dieta das notas, Vigilantes do Peso, é importante você saber quantos pontos/notas o polvilho tem nesse plano, pois o valor não será o mesmo das calorias;
  • Consulte um médico ou nutricionista caso você tenha alergias ou qualquer tipo de problema com algum ingrediente do biscoito.

Agora você pode incluir de forma segura o biscoito de polvilho sem engordar!

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: Blank Agência Criativa®