Cebola Emagrece?

A cebola é bastante evitada por aquelas pessoas que não gostam da ardência nos olhos que o enxofre presente na cebola provoca, nos fazendo chorar. Se você é uma dessas pessoas, tenha certeza de que depois que você ler esse artigo vai valer a pena o sacrifício, afinal esse mesmo enxofre que te faz chorar é responsável por te ajudar na perda de peso. Confira nesse artigo um pouco mais sobre a cebola e saiba como ela pode ajudar no emagrecimento.

Calorias

Cebola tem naturalmente poucas calorias, com uma cebola média tendo apenas 44 calorias. Esse por si só já é um motivo para consideram que a cebola emagrece, ou seja ela adiciona volume a suas refeições, dando saciedade, mas fornecedor poucas calorias. Uma xícara de cebola picada contém 64 calorias, e uma única fatia de cebola que você pode comer com um hambúrguer vegetariano tem 6 calorias. Uma xícara de cebolinha contém apenas 32 calorias. Adicionar cebola à sua dieta não causará perda de peso, mas substituir alimentos altamente calóricos por cebola pode te ajudar a reduzir sua ingestão de calorias. Você precisa ter isso em mente quando se pergunta se a cebola engorda ou emagrece: A melhor forma da cebola te ajudar a emagrecer é substituindo os alimentos altamente calóricos por ela.

Informação Nutricional 

Veja a quantidade média de calorias por 100g de cebola crua. Isso equivale a uma cebola média:

 

Item Quantidade por porção de 100g V.D. (%)
Valor energético 39.4kcal = 166kj 2%
Carboidratos 8,9g 3%
Proteínas 1,7g 2%
Fibra alimentar 2,2g 9%

Fibra

A fibra está presente em todos os alimentos vegetais, incluindo a cebola. Consumir fibra na sua dieta ajuda a regular seus níveis de açúcar no sangue, diminui seu colesterol ruim, promove funcionamento intestinal saudável e mantém um peso saudável. A cebola também contém uma forma especial de fibra solúvel conhecida como frutano. Quando você consome frutano, essa fibra solúvel se torna uma substância parecia com um gel no seu intestino e se converte em ácidos graxos. Esses ácidos graxos agem como um laxante natural, estimulando movimentos intestinais. O frutano na cebola promove o crescimento de boas bactérias nos seus intestinos, o que pode combater quaisquer infecções no seu cólon.

Sensação de Saciedade

Esse vegetal redondo contém muitos compostos sulfúricos e antioxidantes que reduzem as inflamações no corpo. Isso é importante porque inflamações enfraquecem o sinal de que você já comeu o bastante. E isso torna mais difícil de soltar o garfo. Mas a cebola inibe inflamação, então ela facilita a sensação de saciedade. Ao consumir alimentos que dão saciedade você emagrece com mais facilidade.

Anti-Inflamatória

A cebola pode ajudar a reduzir inflamações, já que ela contém organossulfurados – compostos antioxidantes que ajudam no combate à inflamação. Inflamações no seu corpo podem causar e piorar sintomas de asma, artrite e doença cardíaca. De acordo com um estudo publica do em 2010 na “Molecular Aspects of Medicine”, consumo regular de compostos organossulfurados da cebola e do alho pode prevenir o desenvolvimento de doença cardiovascular. Organossulfurados diminuem inflamações nos vasos sanguíneos, um sinal de doença cardíaca, ao separar plaquetas do sangue e inibir a produção de substâncias tóxicas.

Defesa do Coração

Pessoas acima do peso têm um risco maior de doença cardiovascular. A cebola ajuda a proteger seu coração com o cromo. Em um estudo de 2005 na Universidade Johns Hopkins, homens com altos níveis de cromo tinham 35 por cento menos ataques cardíacos que homens com baixos níveis de cromo.

Uma xícara de cebola oferece 20 por cento da necessidade diária de cromo. A maioria dos americanos tem deficiência em cromo, devido a uma dieta de alimentos processados e refinados com falta de nutrição.

Aumenta o HDL

Cuidado com as gorduras ruins! Elas inflamam seu coração, entopem suas artérias e te colocam em risco de doença cardíaca. A cebola apoia o colesterol “bom”, HDL, que se liga ao LDL “ruim”, ajudando a eliminá-lo antes que ele cause problemas. Em um estudo recente na Universidade de Tufts, pessoas que comiam cebola crua todos os dias tinham um aumento de 30% no seu HDL.

Cebola crua não é sempre convidativa. Não se preocupe: cozinhar a cebola não prejudica seu potencial de cura. Refogada em fogo baixo com manteiga ou óleo de coco, a cebola pode ser adicionada a outros Superalimentos para Perda de Peso como salmão, carne orgânica, ômega 3, ovos ou um refogado de vegetais. A cebola vai bem com quase tudo, então aproveite!

Você pode evitar o efeito lacrimejante do enxofre colocando a cebola no congelador por 20 minutos antes de cortá-la. Esperamos que tenha ficado esclarecida a questão sobre se a cebola engorda ou emagrece e que, além disso, você tenha contemplado todos os benefícios que a cebola pode lhe trazer.

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: Blank Agência Criativa®