Com o consumo de beterraba antes do exercício, cérebros envelhecidos parecem “mais jovens”
Beber suco de beterraba antes de se exercitar faz com que o cérebro de adultos mais velhos executem tarefas de forma mais eficiente, refletindo as operações de um cérebro mais jovem, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas da Wake Forest University.
“Ao iniciarmos, já sabíamos que vários estudos haviam mostrado que o exercício tem efeitos positivos sobre o cérebro”, disse W. Jack Rejeski, coautor do estudo. “Mas o que mostramos neste breve estudo de treinamento em adultos mais velhos hipertensos foi que, em comparação com o exercício por si só, adicionar um suco de beterraba ao exercício resultou em conectividade cerebral semelhante à de adultos mais jovens.
Embora o trabalho continuado nesta área seja necessário para a replicação e extensão dessas positivas descobertas, os pesquisadores sugerem que o que comemos à medida que envelhecemos pode ser extremamente importante para a manutenção da nossa saúde cerebral e independência funcional.
O estudo, “Beet Root Juice: An Ergogenic Aid for Exercise and the Aging Brain” (tradução livre, Suco de beterraba: uma ajuda ergogênica para o exercício e o cérebro em envelhecimento), foi publicado em Journals of Gerontology: Medical Sciences, o qual é revisto por pares (peer review).
Rejeski relatou que este é o primeiro experimento a testar os efeitos combinados do exercício e suco de beterraba em redes cerebrais funcionais no córtex motor e conexões secundárias entre o córtex motor e a ínsula, que suportam a mobilidade.
O estudo incluiu 26 homens e mulheres com idades a partir de 55 anos que não se exercitavam, tinham pressão arterial elevada e tomavam até dois medicamentos para a condição. Três vezes por semana durante seis semanas, os participantes bebiam um suplemento de suco de beterraba uma hora antes de uma caminhada moderadamente intensa de 50 minutos em uma esteira. Metade dos participantes recebeu o suco contendo 560mg de nitrato; os outros receberam um placebo de beterraba com muito pouco nitrato.
A beterraba contém um elevado nível de nitrato, o qual é convertido em nitrito e, em seguida, em óxido nítrico (NO). O NO aumenta o fluxo de sangue no corpo, e vários estudos têm mostrado que ele pode melhorar o desempenho do exercício em pessoas (idades variadas).
“O óxido nítrico é uma molécula realmente poderosa que vai para as áreas hipóxicas do corpo, ou áreas que necessitam de oxigênio, e o cérebro é exigente quanto a isso”, afirmou Rejeski.
Quando você se exercita, o córtex somatomotor do cérebro, que processa informações dos músculos, classifica as sugestões que vêm do corpo. O exercício deve fortalecer o córtex somatomotor. Assim, a combinação de suco de beterraba com o exercício fornece ainda mais oxigênio para o cérebro e cria um excelente ambiente para o fortalecimento do córtex somatomotor. A análise pós-exercício mostrou que, embora os grupos de estudo tivessem níveis semelhantes de nitrato e nitrito no sangue antes de beber o suco, o grupo suplementado com suco de beterraba apresentou níveis muito mais elevados de nitrato e nitrito do que o grupo placebo após o exercício.
Esta pesquisa está entre as mais recentes de uma série de conclusões sobre os efeitos da beterraba na saúde:
– Beber suco de beterraba pode aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro em adultos mais velhos, de acordo com um estudo de 2010 de Wake Forest publicado em Nitric Oxide: Biology and Chemistry. Este foi o primeiro estudo a ligar o consumo de beterraba ao fluxo sanguíneo para o cérebro.
– Uma dose diária de suco de beterraba melhorou significativamente a resistência ao exercício e a pressão arterial em pacientes idosos com insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada, de acordo com um estudo da Wake Forest publicado em Journal of American College of Cardiology – Heart Failure em 2016.
– Consumir beterraba melhorou o desempenho da corrida entre adultos em boa forma, de acordo com um estudo de 2012 publicado em Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics.
– O suco de beterraba ajudou pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) a aumentar o tempo de exercício, de acordo com um estudo de 2015 da Wake Forest publicado em Nitric Oxide: Biology and Chemistry.
– Redução da pressão arterial após consumo de suco de beterraba, de acordo com um estudo publicado emHypertension em 2008.