COMO ESCOLHER O MELHOR TIPO DE PANELA PARA COZINHAR
Você sabe qual o tipo de panela pode ser mais ou menos saudável? É bom ficar atento a alguns tipos de materiais, já que os componentes utilizados na fabricação das panelas podem interagir com os alimentos e gerar benefícios ou malefícios para a saúde. Confira os prós e os contras de algumas panelas:
PANELA DE ALUMÍNIO
O uso da panela de alumínio é muito comum, principalmente pelo preço mais acessível quando comparado aos demais tipos de panela. Além disso, aquece rápido e é fácil de manipular. Porém, seu uso deve ser feito com cuidado, pois o alumínio pode ser transferido da panela para os alimentos, principalmente quando elas estão novas. O excesso de alumínio pode ser prejudicial. Quando velha, a panela fica escura e manchada. Outra desvantagem é o alimento resfriar rapidamente na panela.
Para diminuir a transferência do alumínio para os alimentos não utilize a panela para fritar (altas temperaturas facilitam o processo) e não cozinhe alimentos ácidos, como tomate, ou ricos em enxofre, como o espinafre.
PANELA DE FERRO
A panela de ferro é fácil de limpar, mantém o alimento quente por muito mais tempo e possui boa durabilidade. Ao contrário da panela de alumínio, quanto mais velha a panela de ferro melhor. Seu uso traz alguns benefícios para a saúde, principalmente para quem tem anemia, pois o ferro é liberado quando entra em contato com a acidez do alimento. No entanto, também apresenta algumas desvantagens por interferir na cor e no sabor da comida, demorar para aquecer o alimento e precisar de muita atenção na higienização, secagem e armazenamento, pois enferruja facilmente e, com o tempo, a ferrugem pode se soltar. A panela de ferro é bem pesada quando comparada ao alumínio.
PANELA DE VIDRO
A panela de vidro, além de linda, aquece o alimento rapidamente, é atóxica, permite observar os alimentos em todos os ângulos durante o preparo e pode ser usada para armazenar os alimentos. As desvantagens que apresenta não são em relação à saúde, pois não causa nenhum malefício e não transfere componentes químicos para as preparações. A panela de vidro é mais cara, pesada, frágil e requer atenção e rapidez de quem está cozinhando para não queimar ou grudar alimentos, pois é muito aderente. É uma das melhores opções, mas exige atenção e cuidado na manipulação para não quebrar.
PANELA DE INOX
Apesar do alto custo, a panela de inox é mais fácil de higienizar e possui ótima durabilidade. É preciso cuidado durante o preparo dos alimentos, pois pode escurecer e riscar com mais facilidade, por isso, é recomendado utilizar utensílios de silicone. Quando nova, libera níquel, cromo e ferro nas primeiras vezes de uso, portanto antes de usa-la pela primeira vez, ferva a água na panela e descarte. Repita esse processo três vezes para eliminar alguns resíduos e evitar que eles sejam transferidos para o alimento.
PANELA DE CERÂMICA
A panela de cerâmica é bonitas, antiaderente, fácil de higienizar e mantém o alimento quentinho. No entanto, é frágil, mais cara e exige o mesmo cuidado da panela de vidro para não queimar, pois esse tipo de panela demora para esquentar, mas quando esquenta é bem rápida e eficiente. Atenção à panela de cerâmica antiga (produzida nos anos 80) ou artesanal, pois ela pode liberar chumbo e cádmio nos alimentos, e esses componentes são bastante tóxicos.
PANELA DE BARRO
Além de lembrar a comida preparada na fazenda, a panela de barro é barata, mantém o alimento aquecido, não passa nenhum componente químico para as preparações e ainda pode ser usada no forno. O lado negativo de usá-la no dia a dia é a demora para aquecer o alimento e a possibilidade de ressecar alimentos com baixo teor de água. Além disso, é pesada e pode permitir a aderência de resíduos caso não apresente um bom acabamento.
PANELA ANTIADERENTE
A panela antiaderente aquece rápido e mantém esse aquecimento por mais tempo, é barata, não exige o uso de óleo na preparação e é fácil de higienizar. O problema é que com o tempo o material antiaderente se solta das panela, principalmente se estiver riscada, podendo promover a formação de substâncias carcinogênicas. Seu uso é limitado, pois não é indicada para preparar alimentos proteicos e nem preparações muito longas, como caldas e molhos.
PANELA ESMALTADA
É ideal para deixar a cozinha colorida por conta das inúmeras opções de cores disponíveis. A panela esmaltada é leve, fácil de limpar e aquece rápido. O ponto negativo é o alto custo, além de exigir atenção e agilidade para não queimar a refeição. Evite utilizar a panela esmaltada muito antiga, pois pode soltar substâncias tóxicas.