Como se preparar para uma Maratona
A prática regular de atividade física oferece inúmeros benefícios à saúde e normalmente desperta a vontade constante de se superar. Na corrida, não poderia ser diferente. Além de atingir um número cada vez maior de pessoas, essa modalidade traz desafios, como a participação em provas de rua.
No caso de maratonas é indicado ter histórico de treinamento esportivo e participação em provas menores, além de um planejamento de treino adequado. “Treinar para uma maratona é algo desafiador e muitas vezes não condiz com o estilo de vida da pessoa, já que é necessário tempo de treino e principalmente disciplina, diferente de treinar para provas mais curtas, que não requerem a mesma atenção”.
Antes de mais nada, é preciso se consultar com um médico e realizar todos os exames que comprovem aptidão para a maratona. Em segundo lugar, buscar orientação especializada para ter um bom planejamento e utilizar a carga de treino adequada de acordo com o seu estilo de vida. “Também é extremamente importante a ajuda de um nutricionista. Esse profissional desempenha um papel fundamental na preparação, indicando os recursos necessários para uma boa performance tanto nos treinos quanto nas provas”.
Por ser uma competição que exige extremo preparo muscular, fisiológico e até psicológico, é preciso seguir à risca todas as recomendações dos profissionais envolvidos na preparação. “Antes de se inscrever, vale a pena se organizar e manter o foco até a data do objetivo. Caso contrário, a maratona pode ser uma experiência frustrante e colocar a saúde do participante em risco”