Compreendendo as calorias
O que são calorias é um assunto bastante repercutido nos dias de hoje. Com um maior acesso das pessoas aos nutricionistas e às academias, saber um pouco mais sobre o seu corpo e sobre o que está ingerindo virou fundamental. Nesse artigo vamos falar mais um pouco sobre as calorias e mostrar que ela não é tão vilã quanto parece, basta saber controlá-la. Confira!
Calorias para a saúde
Assim como um veículo precisa de combustível, o corpo humano precisa de calorias para manter seu funcionamento saudável. São as calorias que garantem, por exemplo, nossa respiração, digestão, batimentos cardíacos e crescimento dos cabelos e unhas.
A quantidade de calorias necessária para o funcionamento do organismo é bastante variável e depende da Taxa Metabólica Basal de cada indivíduo. O cálculo dessa taxa deve ser feito por um médico nutricionista, que levará em conta a idade, sexo, altura, peso e atividades diárias de cada pessoa. Porém, a quantidade de calorias necessárias diariamente para uma mulher saudável, por exemplo, geralmente não deve passar de 2000.
Tipos de alimentos e suas calorias
As calorias estão presentes em todos os alimentos, em maior ou menor quantidade. Alimentos com mais gordura, como carnes e derivados do leite, são os mais calóricos, por isso, seu consumo deve ser moderado. Carboidratos como pães, massas e grãos, por outro lado, possuem boa quantidade de calorias, mas essas são mais fáceis de serem absorvidas e metabolizadas, sendo nossas fontes primárias de energia. Os alimentos que contém açúcar também são ricos em calorias e devem ser consumidos com cuidado.
Para se ter uma ideia da quantidade de calorias por grama de alimento ingerido, considere o seguinte: a metabolização de 1 grama de gordura libera cerca de 9 calorias para o nosso organismo. Para carboidratos e proteínas, mas a mesma quantidade fornece 4 calorias para o corpo e fontes como o álcool, por exemplo, geram 7 calorias por grama metabolizada.
Controle calorias e não exceda!
Além do excesso de peso, o consumo exagerado de alimentos calóricos acarreta em riscos para a saúde como um todo. Da mesma maneira, dietas hipocalóricas, quando mantidas por longo prazo, podem prejudicar as funções básicas do organismo. Por isso, é fundamental manter um controle sobre as calorias ingeridas, de forma a garantir a ingestão mínima necessária e, caso a pessoa pretenda emagrecer, de forma a garantir um gasto calórico maior do que o consumido.
Isso não deve representar uma obsessão com a contagem de calorias, mas é importante ter uma noção do consumo diário. Evitar o excesso de doces e gorduras, por exemplo, pode ser um bom começo para equilibrar sua ingestão calórica ideal!
Lembre-se que não importam apenas quantas calorias você ingere, mas também de onde elas vêm! Alguns alimentos com muitas calorias são mais saudáveis que outros que não tem quase nenhuma. Veja, por exemplo, os refrigerantes light. Praticamente livres de calorias, e ainda assim péssimos para a saúde.