Conheça os perigos da Gordura Abdominal
A gordura abdominal é composta por dois tipos de gordura:
– Gordura subcutânea que se encontra por baixo da superfície da pele e pode ser comprimida com os dedos ou pregas adiposas quando se mede a percentagem de gordura adiposa.
– Gordura visceral que se encontra dentro da parede abdominal, por trás dos músculos e não pode ser medida com pregas adiposas.
Ao perder a gordura visceral você irá diminuir a circunferência da sua cintura e fazer com que você pareça muito mais magro na cintura, mas não o irá fazer perder a gordura localizada da região umbilical ou suprailíaca – ista é a gordura subcutânea.
A dieta certa, juntamente com o exercício físico, continua a ser a forma mais eficiente de se perder a gordura abdominal.
A gordura visceral da barriga é considerada um “órgão” metabolicamente ativo porque liberta substâncias chamadas adipocinas, que são proteínas de sinalização celular que aumentam a tensão arterial, os níveis de colesterol mau (LDL), e alteram a sensibilidade à insulina, provocando diabetes.
As adipocinas libertadas pela gordura visceral na verdade degradam o músculo de qualidade e transformam-no em gordura!
A diabetes e as grandes quantidades de gordura visceral estão geralmente inter-relacionadas com problemas de saúde que estão estreitamente associadas ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.