Diástese e Exercício Físico
Um momento mágico na vida da mulher, sem dúvida é a gestação. Momento único, com uma mistura de sentimentos, mas também de transformações físicas, como por exemplo, alteração hormonal, ganho de peso e outro fator importante: a Diástese.
A Diástase nada mais é do que o afastamento dos músculos retos do abdome, eles são em número de dois e paralelos um ao outro. Quando há um aumento da pressão intra-abdominal, como gestações múltiplas ou bebê grande, excesso de líquido amniótico, obesidade, desnutrição, ela pode vir a ocorrer e se não tratada pode vir a aparecer dores nas pernas, glúteos e na região lombar. Abaixo são listados alguns efeitos da Diástese:
- Hernia de Disco;
- Dores nas Costas;
- Má postura;
- Barriga protuberante.
Uma forma de reduzir as chances é fazer exercícios físicos, como o Pilates, no intuito de fortalecer a região abdominal. Mas há alguns benefícios de se fechar a Diástese e que é importante ressaltar:
- Cintura mais fina;
- Melhor Postura;
- Core fortalecido;
- Diminuição de dores nas costas.
Seguem abaixo alguns exercícios a serem feitos para correção da Diástese (lembre-se de procurar um educador físico para lhe ajudar):
- Prancha (abdominal em isometria é uma ótima opção, pois a flexão de tronco afasta ainda mais os músculos reto abdominal): Pode-se fazer abs com flexão de tronco com braços cruzados no peito, fazendo com que favoreça uma aproximação muscular;
- Bozu pracha: Com os pés apoiados no bozu. Inspira, prepara, tirar quadril e joelhos do chão,expira segura 10 segundos , mantendo escapulas estabilizadas, abdômen contraído, ombros longe das orelhas segurar dez segundos e voltar os joelhos no chão – (executar cerca de três a dez repetições);
- Bola Suíça: Deitado em decúbito ventral, joelhos apoiados na bola e as mãos apoiadas no chão, inspira, prepara, na expiração puxar os joelhos em direção ao peito ativando a região do abdômen – (10 repetições).
Reduza as chances de ter Diástese, faça Exercícios Físicos!