Efeito Platô – Conheça como driblar e emagreça definitivamente
Quantas vezes você já tentou emagrecer e de repente esbarra numa “parede” intransponível: o efeito platô. Você chega até um determinado peso e não evolui… causando insatisfação e frustração. Você se mantém na dieta e na prática de atividade física e nada! Mas, calma! Para tudo tem jeito! A principal arma para emagrecer é a disciplina. E para não estagnar no efeito platô, a melhor ferramenta é a persistência. Essas duas palavras aliadas a metas e objetivos alcançáveis farão muita diferença no seu resultado final.
A estabilização do peso ocorre principalmente em função de um hormônio chamado leptina. Este hormônio, produzido pela gordura do corpo, ajuda no controle da saciedade, e quando ele pára de funcionar ….. os ataques à geladeira muitas vezes são inevitáveis. E aí…. você pode jogar tuuuuuuuudo que conquistou fora. E então… como mudar a ação deste hormônio? Mantendo-se persistente na dieta até que seu corpo saiba lidar com os novos níveis de leptina.
Outro fator relevante que diz respeito ao efeito platô é a velocidade com a qual você emagreceu. O ideal é que não passe de 1 kg por semana e sempre associado à atividade física, tentando ao máximo, preservar sua massa muscular. Perder músculo é burrice! Quanto mais músculo mais acelerado seu corpo trabalha.
Para balançar a “parede” do platô algumas dicas são indispensáveis:
* Se mantenha firme, paciente e persistente;
* Evite situações que levam você ao descontrole alimentar;
* Não se boicote…. mantenha seu foco;
* Evite dietas malucas e desorientadas… procure um profissional de Nutrição para adequar seu cardápio;
* Não mantenha a mesma dieta muito tempo, o corpo se acostuma e dificulta o emagrecimento;
* Crie novas metas e mude sempre sua forma de se exercitar. Procure um profissional de atividade física para te auxiliar;
* Use alimentos termogênicos: chá verde, pimenta, canela, gengibre, eles aceleram o funcionamento de seu corpo;
* Não pule refeições. Os intervalos grandes entre as refeições reduzem seu metabolismo.
Resistir às tentações que cercam sua visão, olfato e paladar não é fácil… mas, colher os frutos de uma saúde melhor e um corpo mais bonito compensa, não é mesmo?!