[Estudo] Dormir é o Ingrediente Mais Importante da Boa Saúde, Mais do que a Dieta e Exercício Físico
A comunidade científica estabeleceu há muito tempo que a perda de sono tem efeitos prejudiciais sobre a saúde geral do corpo e pode aumentar a probabilidade de condições debilitantes, disse o neurocientista e especialista em ciência do sono humano, Matthew Walker, em um recente artigo ao site Daily Mail.
O especialista destacou que a privação do sono pode colocar as pessoas em risco aumentado de várias doenças cardiovasculares, câncer e outros problemas adversos de saúde física e psicológica.
Por exemplo, o especialista em saúde citou um estudo da Universidade de Harvard que demonstrou que renunciar os cochilos diurnos regulares ou as sestas pode elevar o risco de problemas cardíacos.
Como parte do estudo, os pesquisadores examinaram mais de 23 mil gregos e descobriram que aqueles que não cochilavam eram 37% mais propensos a morrer de doença cardíaca ao longo de seis anos em comparação com aqueles que cochilavam. Os pesquisadores também descobriram que a mortalidade relacionada a doenças cardíacas aumentou em mais de 60% em trabalhadores que não tiraram as sestas da tarde.
A insônia foi associada a maiores probabilidades de desenvolvimento de câncer, observou o professor Walker. Dados em cerca de 25.000 europeus mostraram que aqueles que dormiam por seis horas ou menos apresentaram uma probabilidade 40% maior de desenvolver a doença do que aqueles que dormiam por sete horas ou mais.
Em outro estudo realizado por cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles, os pesquisadores descobriram que homens saudáveis que dormiam por apenas quatro horas em uma única noite perderam 70 por cento das células circulantes naturais que matam o câncer em seus sistemas.
O especialista em sono também enfatizou que a falta de sono pode levar a um risco aumentado de doença de Alzheimer, diabetes, ansiedade e depressão, bem como obesidade, dano fisiológico, dor crônica e infertilidade.
Por que as pessoas não dormem bem?
De acordo com o Prof. Walker, estar muito exausto, dormir em um novo local, e tentar dormir apesar de estar com fome foram alguns fatores que podem afetar a qualidade e a duração do sono. O especialista em sono também citou fatores aparentemente minúsculos que realmente afetam a qualidade do sono, como a ingestão inadequada de cafeína e o botão ‘Soneca’ do despertador.
O professor Walker sublinhou que a cafeína tem uma meia-vida que dura cerca de cinco a sete horas. Isso significa que beber café por volta das 19h30 pode manter as pessoas bem acordadas por volta das 1h30. O professor também observou que até mesmo itens descafeinados podem conter até um terço da dose de uma xícara de café normal.
Ele também advertiu que um estudo de 2005 indicava que usar o botão ‘Soneca’ repetidamente ativa uma divisão de lutar ou fugir do sistema nervoso, o que, por sua vez, resulta em um aumento súbito da pressão arterial e da aceleração do choque da frequência cardíaca. Usar um alarme que tenha um recurso soneca pode induzir repetidamente esses efeitos prejudiciais no coração.
No entanto, um estudo recente publicado pela Mayo Clinic Proceedings revelou que dormir com seus animais de estimação pode mitigar o risco de privação de sono.
Como parte do estudo, os pesquisadores examinaram 40 adultos saudáveis sem distúrbios do sono e seus cães ao longo de cinco meses. Os resultados mostraram que alguns participantes relataram melhor sono quando os animais de estimação ficaram dentro do quarto. No entanto, este sono pacífico demonstrou-se perturbado uma vez que os proprietários aconchegaram seus animais de estimação na cama.
“A maioria das pessoas acha que ter animais de estimação no quarto é uma perturbação. Descobrimos que muitas pessoas realmente encontram conforto e uma sensação de segurança por dormir com seus animais de estimação. A relação entre as pessoas e seus animais de estimação mudou ao longo do tempo, o que é provável porque muitas pessoas de fato dormem com seus animais de estimação no quarto. Hoje, muitos donos de animais estão longe de seus animais de estimação durante a maior parte do dia, então eles querem maximizar seu tempo com eles quando estão em casa. Ter eles no quarto à noite é uma maneira fácil de fazer isso. E, agora, os donos de animais de estimação podem encontrar conforto sabendo que não afetará negativamente seu sono“, disse a especialista em medicina do sono, Lois Krahn, ao Science Daily.