Leite de cúrcuma
O que é a cúrcuma?
É uma raiz que tem a pele marrom e, internamente, cor laranja. Ela se parece com a raiz de gengibre. Seu sabor é ligeiramente amargo e delicadamente picante.
A cúrcuma tem incríveis propriedades anti-inflamatórias, devido a uma substância que contém, chamada curcumina. Componente da medicina ayurvédica, o seu pó, feito da raiz, é uma especiaria amarelo brilhante usada em molhos e muitas outras receitas. Atualmente, devido a estudos científicos, a curcumina é um suplemento popular usado para fortalecer o sistema imunológico e melhorar a função digestiva.
O leite contém apenas quatro ingredientes e é fácil de fazer. Não há necessidade de tirar a pele da raiz de cúrcuma nem da raiz do gengibre, desde que isso só criaria mais trabalho na cozinha, produziria resíduos, e privaria a receita de nutrientes valiosos.
Se a preferência for por um leite mais doce, sem adição de açúcar, pode-se adicionar stevia, mel, ou outro adoçante que não seja artificial. Na geladeira, o leite pode durar por 2 a 3 dias.
Pode-se comprar raiz de cúrcuma fresca em algumas lojas de alimentos saudáveis, mas nem sempre é fácil de encontrar, portanto, mantenha esta receita para quando a oportunidade surgir!
Leite de cúrcuma
Ingredientes para 5 xícaras:
1 xícara de amêndoas
¼ xícara de raiz de cúrcuma, fatiada
1 colher (de sopa) de gengibre, fatiado
2 xícaras de água
Deixe as amêndoas de molho em água durante a noite.
Descarte a água e enxague as amêndoas em uma tigela grande repetindo até que a água escorra sem cor.
Coloque as amêndoas, 2 xícaras de água, raiz de cúrcuma e gengibre em um liquidificador.
Bata em alta velocidade por 60 segundos.
Coe em pano fino, e guarde a polpa para fazer biscoitos ou pão.