Levantamento de peso? Tente descansos maiores entre as séries para a maximização dos músculos
De acordo com pesquisadores da Universidade de Birmingham, Inglaterra, ao contrário do que alguns especialistas recomendam, períodos mais longos de descanso entre as séries de musculação não prejudicam o crescimento muscular, mas sim maximizam.
O estudo incluiu 16 homens que fizeram o treinamento do peso com um ou cinco minutos de descanso entre as séries. Amostras dos músculos foram coletadas em zero, quatro, 24 e 28 horas após o exercício, e analisadas para o que é conhecido como síntese de proteínas miofibrilares (MPS).
Na parte inicial da recuperação do exercício, os níveis de MPS aumentaram 152% nos homens que descansaram por maior período entre as séries, em comparação com 76% naqueles que se exercitaram com intervalos de descanso mais curtos.
“Com pequenas pausas de 1 minuto, embora a resposta hormonal seja superior, a resposta muscular real é escassa. Se você está procurando por um crescimento muscular maximizado, um pouco mais de intervalo entre as séries pode fornecer uma melhor chance de ter a resposta procurada”, afirmou o autor do estudo, Leigh Breen, em um comunicado de imprensa da universidade.
Pessoas que estão iniciando um programa de treinamento de peso devem descansar, pelo menos, de dois a três minutos entre as séries.
“Com o tempo, elas podem precisar encontrar maneiras para não deixar estagnar o patamar de construção muscular, que normalmente ocorre, e por isso podem diminuir gradualmente seus períodos de descanso”, afirmou Breen. “Para levantadores experientes, é possível que não experimentaram uma resposta pequena de construção muscular a curtos intervalos de descanso, particularmente se eles têm treinado desta forma há bastante tempo e se adaptado a este estresse metabólico único. No entanto, as recomendações de 2 a 3 minutos entre as séries devem ajudar a garantir o crescimento muscular máximo também em indivíduos bem treinados.”