O exercício neutraliza os malefícios de ficar muito tempo sentado
O exercício regular ajuda a neutralizar os efeitos nocivos para a saúde causados pelo excesso de ficar na posição sentada, um novo estudo britânico sugere. “Esta pesquisa é importante porque demonstra mais uma vez porque o exercício e a atividade física são tão importantes. Ela mostra que as pessoas que passam grandes quantidades de tempo sem se mover, seja por causa do trabalho, lazer ou estilo de vida, podem neutralizar alguns dos efeitos negativos do comportamento sedentário através do exercício regular”, o coautor do estudo Kishan Bakrania, um pesquisador da Universidade de Leicester, afirmou em uma nota de imprensa da universidade.
Os investigadores analisaram dados de uma pesquisa nacional de saúde de 2008 de adultos na Inglaterra. Eles agruparam as pessoas de acordo com seus níveis de atividade física e tempo sentado.
Os adultos que se sentavam muito e não faziam qualquer exercício tinham mais fatores de risco de doenças cardíacas e diabetes do que aqueles que gastavam muito tempo sentados, mas se exercitavam regularmente. Eles também descobriram que as pessoas que passavam menos tempo sentadas tinham níveis mais elevados do colesterol “bom” HDL, mesmo que não fizessem exercício físico regular.
“Ao sugerir que ser fisicamente ativo pode compensar alguns dos efeitos deletérios da rotina do comportamento sedentário, este estudo enfatiza ainda mais a importância da atividade física na promoção e manutenção da saúde”, afirmou o pesquisador Thomas Yates, do Centro de Diabetes de Leicester e Universidade de Leicester. No entanto, este foi um estudo observacional e são necessárias mais pesquisas para confirmá-lo, acrescentou.