Obesidade Abdominal
O excesso de gordura na região da barriga é especialmente perigoso.
O tecido gorduroso do abdômen, faz com que o organismo produza hormônios que estimulam a divisão celular causando mutações, o que aumenta a probabilidade de ocorrência de câncer.
Uma cintura fina ajuda a evitar um dos mais graves problemas de saúde: o diabetes.
A gordura na região da barriga é a grande responsável por este mal.
Não é só o açúcar que causa diabetes.
Sua saúde pode ser comprometida após longos anos usando alimentos ricos em carboidratos, como pão branco, massas e purê de batata, que são facilmente convertidos em açúcar.
As calorias que não são queimadas transformam-se em células de gordura que fazem a barriga aumentar.
A obesidade da parte superior do corpo é também o fator de risco mais expressivo para a apneia do sono, causada por um colapso do tecido mole na parte posterior da garganta que bloqueia a passagem do ar durante o sono.
Essa gordura abdominal prejudica a qualidade do sono, e um sono precário faz que a pessoa se arraste durante o dia.
Com isso, o corpo anseia por algo que lhe dê energia rapidamente, e desse modo ela acaba comendo uma bobagem de alto valor calórico.
Não bastasse, a obesidade abdominal geralmente está associada à inflamação dos vasos sanguíneos e a um quase certo envelhecimento das artérias e do sistema imunológico, com alto risco de eventos cardíacos.
Por isso, fique atento: a circunferência da cintura (quatro dedos acima do umbigo) não deve ultrapassar 88 centímetros, se for mulher, e 101 centímetros, se for homem.