Por que sua Imaginação é mais importante que a Prática
Uma nova pesquisa publicada na revista Psychological Sciencemostra que sua imaginação pode ser mais importante do que a prática. Na verdade, para o estudo, aqueles que imaginaram um alvo antes de ter que escolhê-lo de um grupo de itens foram mais rápidos em encontrá-lo. Todos que acompanham esportes lembram os famosos lances livres que Michael Jordan fez com os olhos fechados. Ele é um exemplo de pessoa que praticou o imaginário, ou visualização. |
A visualização é algo constantemente usada em esportes, mesmo que eles tenham exclusivamente a ver com a memória muscular e coordenação olho-mão. Mas o que esta pesquisa mostra é que a visualização é um atributo de sucesso para as pessoas de todas as faixas porque não se destina apenas a melhorar o desempenho motor, que pode ser usado em um esforço atlético, mas é também utilizada para promover o foco e o processamento visual.
Os participantes do estudo foram convidados a olhar para uma tela de computador, enquanto sua atividade cerebral era registrada. Sentados, eles olharam para imagens que continham a letra ‘C’. A ordem e arranjos variavam e foram programados para enganar. Em seguida, foram convidados a, com o máximo de rapidez e precisão, determinar se um alvo estava na tela ou não (o alvo sendo um C vermelho ou verde).
“Acabamos efetuando um número bastante grande de experimentos, pois foi tão surpreendente ver que a imaginação ganhava da prática”, Geoffrey Woodman, autor do estudo e cientista psicológico da Universidade de Vanderbilt, relatou em um comunicado de imprensa.
A conclusão destes experimentos mostrou que os estímulos que distraem deixaram traços na memória que interferiram e prejudicaram o desempenho. Quando o sujeito imaginava a busca, o desempenho era melhor. A eficiência que os dados mostraram também foi confirmada pelos dados de EEG, que estava gravando a atividade cerebral dos participantes.
Isto significa que o sucesso começa no cérebro, com todo o seu processamento e fantasias, antes que realmente se manifeste no desempenho. Pode-se ser bem sucedido por repetição e outras formas materiais, mas de acordo com o estudo, o sucesso final (isto é, o sucesso que é mais rápido e mais preciso) começa quando a pessoa primeiramente imagina o ato.
Em uma cultura onde o pragmatismo governa o cotidiano, este pode ser um conselho difícil de atender. Mas os resultados desta experiência mostram que a imaginação é superior à prática.