Qual a importância de se escolher alimentos Orgânicos
Os alimentos orgânicos são cultivados livres de componentes químicos, como agrotóxicos, antibióticos e fertilizantes, não oferecendo resíduos desses compostos ao organismo, sendo seguros para saúde.
Acredita-se que os alimentos orgânicos, são também, mais nutritivos em relação aos convencionais, pois podem apresentar mais vitaminas e minerais, além de substâncias antioxidantes.
A agricultura orgânica é mais sustentável, pois respeita o solo, água, a fauna e a flora, não afetando o meio ambiente.
Alimentação orgânica
Muitas vezes, o uso de agrotóxicos na agricultura convencional é feito em quantidade maior que o recomendado como seguro para saúde, além disso, muitos agrotóxicos utilizados no Brasil, já são proibidos em outros países. Por isso, podem oferecer muitos riscos para saúde de quem consome e também dos agricultores, que aplicam esses compostos nas lavouras, aumentando o risco de desenvolvimento de câncer e outras doenças.
No cultivo de frutas, legumes e verduras orgânicos, são utilizados apenas sistemas naturais na prevenção e controle de pragas e fertilização do solo.
Já na produção de carnes e ovos, os animais são criados sem a aplicação de antibióticos, além de se alimentarem em pastos e com rações também obtidas a partir do cultivo orgânico.
Quais os benefícios do consumo de alimentos orgânicos?
O consumo alimentos orgânicos oferecem muitos benefícios, como:
- São mais saudáveis, pois são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos;
- São mais saborosos;
- O cultivo é sustentável e respeita o meio ambiente;
- Usa sistemas de responsabilidade social e valorização da mão-de-obra.
Como saber se um alimento é orgânicos?
Os alimentos orgânicos apresentam em seu rótulo um selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica que garante que um produto processado ou embalado está mesmo de acordo com os critérios exigidos.
O produtor somente recebe o selo, quando os alimentos orgânicos forem auditados por uma certificadora ou por um sistema participativo credenciado aos órgãos competentes, facilitando a escolha e aquisição de produtos orgânicos.