Qual o melhor horário para treinar – manhã, tarde ou noite ?
Você deveria fazer musculação de manhã, tarde ou a noite? Afinal, qual é o melhor horário para treinar visando hipertrofia?
Todos possuem sua própria opinião a respeito do melhor horário do dia para treinar.
Alguns preferem treinar de manhã, e já começar o dia fazendo o que mais gosta, enquanto outros preferem treinar à tarde ou somente no fim do dia, à noite.
E cada um tem uma teoria explicando o porquê do seu horário ser o melhor.
Mas existe alguma diferença real, em termos de hipertrofia, em treinar de manhã, tarde ou noite?
Se sim, a diferença é grande ao ponto de impactar os seus resultados e fazer você mudar sua rotina apenas para treinar no “melhor” horário?
Neste texto veremos exatamente como o horário do dia pode (ou não) impactar nos seus resultados em hipertrofia e se isto vai fazer alguma diferença real na sua vida.
Qual é o melhor horário para treinar visando hipertrofia
Usando uma abordagem puramente fisiológica, se o seu objetivo é hipertrofia, o melhor horário do dia para treinar sempre será no fim da tarde e início da noite.
Isto ocorre principalmente por conta do ciclo de 24 horas do dia ou ritmo circadiano.
É através desse ciclo que o corpo controla nosso horário de acordar/dormir, liberação de hormônios anabólicos, velocidade do metabolismo e estado de alerta.
Como esse sistema é controlado principalmente pela luz do dia, não é difícil imaginar que treinar de manhã, tarde ou noite possa influenciar os seus resultados.
De manhã, certos hormônios como a testosterona estarão altos, enquanto a noite estarão baixos.
Nosso precioso hormônio do crescimento só é liberado a noite, quando estamos dormindo profundamente.
O cortisol tem um pico logo cedo quando você acorda, para que você fique mais alerta para sair da cama e comece o dia.
A temperatura do nosso corpo é menor a noite, e começa a aumentar quando acordamos, atingindo a “temperatura ideal” a tarde.
Tudo isso, de uma forma ou de outra, vai influenciar em quão bem você treina.
A maioria das pesquisas sobre força muscular no horário do dia sugerem que os níveis de força são menores de manhã e gradualmente ficam maiores no decorrer do dia até o começo da noite.
A explicação para isto seria que a tarde o cortisol está baixo (ao contrário da manhã), a temperatura corporal é maior e a tarde é possível produzir mais testosterona através da atividade física.
Há estudos que mostram que o ganho de massa muscular é um pouco maior a tarde do que de manhã.
Colocando tudo isso em perspectiva, o melhor horário do dia para treinar, visando o máximo de performance e resultados, seria algo em torno das 2 horas da tarde até às 8 horas da noite.
“Mas eu só posso treinar de manhã ou em um horário fora dessa janela”
Sem problemas.
Como já dito, olhando apenas o aspecto fisiológico, o melhor horário do dia para treinar, realmente sempre será a tarde e começo da noite.
Mas isto não significa que você não terá bons resultados treinando em outro horário do dia.
Primeiro, todos os estudos mostrando que o treino à tarde e à noite são superiores, não mostraram um oceano de diferença em termos de resultados.
Isto significa que o melhor horário do dia para treinar não é o fator decisivo para os seus resultados, mas sim uma vantagem extra que você pode (ou não) ter.
Segundo, e mais importante ainda, nosso organismo é uma máquina extremamente inteligente que consegue se adaptar ao ambiente que o cerca.
Por exemplo: se você se sente bem treinando de manhã, mesmo que, teoricamente, este seja o “pior” horário do dia para treinar, o seu corpo tende a se adaptar.
Na verdade, um estudo que analisou a performance em esportes em vários horários do dia, descobriu que o corpo tende a se adaptar ao horário que você treina e produzir mais força neste horário – indo contra todos os outros estudos.