Qual o perfil do seu sono?
Os Distúrbios do Sono constituem uma das principais causas que contribuem para a redução da qualidade de vida.
Problemas com o sono atingem até crianças. A insatisfação com a qualidade do sono ocorre em todas as faixas etárias, independe de sexo, e aumenta gradativamente com a idade, tornandose muito frequente em idosos.
O Distúrbio do Sono pode afetar tanto o estado psicológico, como vida social. Altera o equilíbrio do corpo, com repercussões sobre o sistema imunológico, cognitivo, estado de humor e a habilidade de adaptação. Os fatores que contribuem para as alterações do sono são diversos, como ambientais, sociais e psicológicos.
Entre as alterações mais frequentes estão a dificuldade de conciliar o sono (em média, de 1 a 4 horas para dormir), fragmentação (acordar muitas vezes à noite), redução das horas de sono (dormir de 3 a 6 horas por noite) e sonolência diurna.
O sono normal é regulado por relógios internos que determinam nossos ritmos biológicos. É o ritmo de distribuição de atividades cíclicas de aproximadamente 24 horas, como ocorre com o ciclo sono-vigília.
Esse ritmo é controlado pelo sistema nervoso central e sofre a influência de vários fatores, como luz, temperatura, hábitos e comportamentos, depressão, ansiedade, estresse e hormônios, principalmente o Cortisol (hormônio do stress) e a Melatonina (hormônio do sono).
Até o momento, já foram descritos mais de 80 distúrbios do sono, muitos dos quais podem ser controlados efetivamente, quando corretamente diagnosticados.
Através de exames salivares já se consegue de forma segura e eficiente traçar o Perfil do Sono do paciente e atuar na causa-base.
Indicações Clínicas
· Insônia/Sonolência
· Despertares frequentes/Difícil conciliar do sono
· Apnéia/Roncos