Que tal uma dose diária de chocolate para o controle do diabetes?
As evidências dos poderes do chocolate para a saúde do coração estão crescendo, mas será que o mesmo pode ocorrer para o diabetes? Sim, de acordo com uma nova pesquisa.
Na verdade, está tudo relacionado. A sensibilidade à insulina é um fator de risco bem estabelecido para doenças cardiovasculares. No estudo, os pesquisadores descobriram que os indivíduos que comiam 100 gramas de chocolate por dia (cerca de uma barra) tinham reduzida resistência à insulina e enzimas hepáticas melhoradas.
Os cientistas do Instituto de Saúde de Luxemburgo (LIH), Universidade de Medicina de Warwick, Universidade do Sul da Austrália e da Universidade do Maine analisaram dados de 1.153 pessoas com idades entre 18 e 69 anos que faziam parte do estudo denominado “Observation of Cardiovascular Risk”. Seus resultados foram publicados no British Journal of Nutrition.
“Dado o crescente corpo de evidências, incluindo nosso próprio estudo, os produtos à base de cacau podem representar uma recomendação dietética adicional para melhorar a saúde cardiometabólica, no entanto, os resultados observacionais precisam ser ainda apoiados por provas robustas”, Saverio Stranges, MD, PhD , acadêmico visitante da Universidade de Medicina de Warwick e diretor científico do Departamento de Saúde da População do LIH, afirmou em uma publicação da universidade.
“Potenciais aplicações deste conhecimento incluem recomendações de profissionais de saúde para incentivar os indivíduos a consumir uma ampla gama de alimentos ricos em fitoquímicos que podem incluir o chocolate preto em quantidades moderadas”, disse Stranges. “No entanto, é importante diferenciar entre o produto natural – cacau – e o produto transformado em chocolate, que é um alimento denso de energia.” Obviamente, o chocolate processado, rico em açúcar, provavelmente não ajudaria com o diabet