Saiba o que provoca a Câimbra e como evitar

Para os praticantes da corrida de rua, a câimbra é ocorrência comum, um incômodo a ser evitado. Trata-se de espasmos involuntários e prolongados, no geral com dor, e duração de segundos até minutos. A câimbra surge da hiperatividade do motoneurônio, célula nervosa que tem função de estimular a contração muscular.

E as regiões, mais comuns, que são afetadas pelo problema da câimbra são panturrilhas ou gemelares com relação à batata da perna, ainda músculos anteriores e também posteriores da área da coxa, mãos, pescoço, pés e na área abdominal.

Para prevenir o surgimento da câimbra na corrida, o indicado é fazer uso do tradicional alongamento, isso anteriormente ao exercício e também posteriormente. É fundamental alongar-se completamente, evitando também exercícios em dias quentes demais, contra a câimbra.

Existem casos de câimbra noturna, e na maior parte das vezes não possuem motivo conhecido, logo a recomendação é sessão com alongamento por 15 minutos anteriormente ao sono.

A alimentação é muito importante, com preferência por itens ricos em cálcio e magnésio, com hidratação adequada pelo dia e eliminando a ideia do sedentarismo. E em alguns casos, é indicado sapato especial para evitar contrações denominadas involuntárias.

As técnicas de alongamento são ideais, e mais indicadas, para o caso de câimbra idiopática, que não tem causa por doença particular. E para situações específicas, há medicamentos contendo vitamina E, complexo B, cloroquina, gabapentina e verapamil para prescrição com avaliação médica.

A fruta banana, por teoria, auxilia esse processo com reposição dos níveis de potássio, hidratação e fornecimento da energia para músculos, valendo para câimbra induzida pela atividade física.

Para prevenção da câimbra é essencial a dieta colorida, variada, e rica em minerais, e vitaminas. As frutas são importantes, além da banana, melancia, mamão, morango; e verduras de coloração verde-escura, brócolis, couve e espinafre. São recomendados legumes, cereais integrais e leguminosas, além da castanha do Pará e das nozes.

A perda significativa de líquidos e sódio são fatores para predisposição da câimbra. O sódio é mineral de destaque no começo dos sinais dos nervos e movimentos dos músculos, logo perder o elemento e os líquidos significa risco de músculo sensível. Assim, a leve tensão e movimento seguinte podem levar o músculo à contração, contorcendo sem controle.

Os corredores perdem muito sódio e líquidos com o suor, logo, para exercícios por mais de uma hora, ou em locais quentes, é essencial ingerir de 2 a 3 litros por dia da água, e ainda consumir bebida isotônica repondo o sódio.

 

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: Blank Agência Criativa®