Suco de cranberry pode reduzir necessidade de antibióticos através do combate de infecções do trato urinário
O maior estudo quanto ao assunto concluiu que um copo (240ml) de suco de cranberry por dia reduziu os sintomas em cerca de 40% entre as pacientes propensas a infecções do trato urinário (ITU). A professora Kalpana Gupta, da Universidade de Boston, relatou: “Atualmente, a principal abordagem para a redução de eventos sintomáticos de ITU é a utilização crônica de antibióticos para a supressão – um método associado com efeitos colaterais e desenvolvimento de resistência aos antibióticos”.
Entre as infecções bacterianas mais comuns, cerca de 150 milhões de ITU ocorrem anualmente em todo o mundo. Seis em cada dez mulheres sofrem por isso uma vez na vida – até um quarto destas sofrem uma recorrência dentro de seis meses. Os sintomas incluem uma vontade forte, persistente de urinar, ou sensação de ardor ao urinar. O estudo, financiado pelos fabricantes do suco de cranberry Ocean Spray, foi publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition.
Os antibióticos são geralmente a primeira linha de tratamento, mas o seu uso excessivo crônico tem aumentado a resistência a um ritmo alarmante em todo o mundo, disseram os pesquisadores. Isso apresenta um desafio preocupante para a saúde pública, que a Organização Mundial da Saúde descreveu como um dos maiores atualmente. No início deste ano o chanceler britânico George Osborne afirmou que esse problema vai se tornar “uma ameaça ainda maior para a humanidade do que o câncer”, se não tomarmos medidas sérias.
O estudo de 24 semanas e 373 mulheres (EUA e França) contribui para mais de 50 anos de pesquisa sobre o cranberry e suporta a capacidade da fruta para combater a ITU. As participantes eram todas mulheres saudáveis, com idade média de 40 anos, que tinham experimentado pelo menos duas ITU no ano passado. Elas foram escolhidos aleatoriamente para tomar uma dose diária de 240 ml de qualquer suco de cranberry ou uma bebida placebo.
A taxa de ITU diminuiu significativamente entre as bebedoras de cranberry, com apenas 39 diagnósticos durante o estudo (seis meses), em comparação com 67 no grupo placebo.
A fruta cranberry (oxicoco, arando-vermelho, mirtilo-vermelho, airela) contem químicos, incluindo proantocianidinas tipo A (PAC), que impedem a adesão de bactérias, evitando a infecção, bem como possuem outras propriedades antibacterianas contra E. coli – uma das principais causas de ITU.
Segundo a professora Gupta: “A chave para o benefício do cranberry está em consumir um copo diário do seu suco para ajudar a evitar a infecção por completo. A maioria das pessoas espera para beber o suco até que tenha uma ITU, mas, uma vez que os sintomas começam, provavelmente, será preciso o uso de antibióticos”.