Você já deve ter ouvido falar em triptofano, mas você sabe o que é?
O que é triptofano?
O triptofano é um aminoácido que ajuda a sintetizar a serotonina, o hormônio conhecido como o hormônio do prazer. Justamente por isso, o triptofano está associado ao tratamento e prevenção da depressão e ansiedade e auxilia até no processo de emagrecimento.
Você pode encontrar esse aminoácido em vários alimentos, como queijo, castanha-do-pará, abacate e ervilha, ou comprá-lo como suplemento nutricional em cápsulas, encontradas em lojas de produtos naturais ou farmácias.
Benefícios do triptofano
O triptofano é responsável por formar o hormônio serotonina, por isso mesmo ele é importante para combater a depressão e aumentar o humor.
A serotonina também ajuda na formação do hormônio melatonina, que é responsável por regular o ritmo biológico do organismo. Ela também é responsável por controlar a ansiedade.
Triptofano emagrece?
Ao produzir a serotonina, ele ajuda a controlar a ansiedade, o que é muito útil na hora de emagrecer. A redução da síntese de serotonina também tem sido associada ao aumento do apetite por carboidratos.
Se a pessoa inserir na sua dieta diária alimentos fontes de triptofano, a necessidade de compensar a produção de serotonina com a ingestão exagerada de chocolates, por exemplo, diminui, por isso se relaciona a ingestão de triptofano ao emagrecimento.
Alimentos ricos em triptofano
Confira alguns alimentos ricos em triptofano que podem ser inseridos na sua dieta diária:
– Queijo,
– Amendoim,
– Castanha-de-cajú,
– Carne de frango,
– Ovo,
– Ervilha,
– Pescada,
– Amêndoa,
– Abacate,
– Couve-flor,
– Banana,
– Iogurtes desnatados,
– Alimentos cítricos,
– Nozes,
– Leguminosas,
– Aveia,
– Arroz integral,
– Queijo tofu,
– Sementes de abóbora,
– Chocolate amargo,
– Linhaça,
– Levedo de cerveja,
– Grão de bico,
– Folhas verdes escura e batata.
Por proporcionar uma sensação de bem-estar, o ideal é que esses alimentos sejam consumidos na parte da manhã para que os seus efeitos benéficos possam ser sentidos durante o dia.
Vale lembrar que o triptofano necessita da presença de carboidratos para chegar ao cérebro e se transformar em serotonina. Além disso, para que o triptofano seja bem assimilado pelo organismo é importante que os níveis de vitamina B6 e C estejam bons.
Triptofano é um aliado do sono
O triptofano produz o neurotransmissor serotonina e o hormônio melatonina, que são as duas principais moléculas envolvidas no sono. Por isso, consumir alimentos ricos em triptofano podem ser benéficos para uma boa noite de sono, o que também contribui para quem quer perder peso, já que dormir mal influencia negativamente o metabolismo.
Uma boa noite de sono é fundamental, porque é durante o sono que o organismo repara os danos feitos aos músculos durante a prática de exercício físico.
Contraindicações
O triptofano é benéfico para a saúde, porém não deve ser consumido por pessoas com doenças cardiovasculares, mães que estão amamentando e grávidas.
Em relação a quantidade que se deve consumir, o ideal é consultar o seu médico.