A Importância da Atividade Física para Mulheres que têm o Sonho de se Tornarem Mães

 

Vamos falar um pouco sobre atividade física, esclarecendo que seu significado consiste em qualquer movimento corporal produzido pela musculatura que resulte num gasto de energia acima do nível de repouso. Exemplos: caminhar para se deslocar de um lugar a outro, passear com o cachorro, subir escadas, lavar o carro, brincar com os filhos, dançar, cuidar do jardim, entre outros.

Como podemos observar a partir do momento que nos movimentamos, podemos entender que estamos praticando uma atividade física. Porém nesses nossos futuros encontros vamos mais além…

Vamos discutir a importância do Exercício Físico, antes, durante e depois da gestação, para as mulheres que têm o objetivo de serem mães, por isso é necessário entendermos o conceito de exercício físico, este consiste em uma forma de atividade física planejada, repetitiva, com orientação profissional, que visa desenvolver a resistência física e as habilidades motoras. Exemplos: natação, musculação, lutas marciais, entre outros.

No primeiro momento para esclarecer algumas dúvidas sobre melhores exercícios para futuras mães praticarem, vamos entender um pouco sobre exercícios aeróbios e anaeróbios.

Exercícios Aeróbios: são aqueles que se referem ao uso de oxigênio no processo de geração de energia dos músculos. Esse tipo de exercício trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica. Ex.: Andar, correr, nadar, pedalar, entre tantos outros.

Benefícios para praticantes dessas atividades:

 

– Fortalecimento dos músculos envolvidos na respiração.

– Fortalecimento e aumento do músculo cardíaco.

– Tonificarão da musculatura.

– Diminuição da pressão arterial.

– Elevação do número de células vermelhas do sangue.

– Melhoria da circulação sanguínea.

– Elevação das reservas de energia nos músculos, o que aumenta a resistência.

– Aumento do fluxo sanguíneo nos músculos.

– Controle do peso corporal.

 

Exercícios anaeróbicos: São aqueles que trabalham diversos grupos musculares durante una determinado e constante período de tempo, de forma contínua e ritmada. Ex.: musculação, sprints, saltos; qualquer exercício que consista de movimentos rápidos de alta intensidade.

Benefícios para praticantes dessas atividades:

 

– Melhora significativamente o funcionamento do coração, pulmões e todo o sistema cardiovascular contribuindo para uma entrega de oxigênio mais rápida por todo o nosso corpo.

– Aumento da força e resistência muscular.

– Melhora do sistema osteoarticular.

– Melhora da postura.

– Diminuição de dores musculares localizadas.

– Controle do peso corporal.

 

Dica final ou curiosidade

 

Como podemos analisar, são muitos os benefícios que os exercícios físicos nos proporcionam, ao pensar no corpo feminino podemos chegar a  conclusão que uma mulher fisicamente ativa terá ótimas condições de gerar seu filho diminuindo os riscos e sensações desagradáveis que a gestação pode gerar. Ao longo de algumas semanas vamos discutir varias alterações físicas e psicológicas que acontecem com uma mulher que acaba de engravidar e como os exercícios físicos irão ajuda-la.

 

 

 Carolina Pilegi
CREF: 066742-G/SP

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dra Ritz - © 2015 - Todos os direitos reservados.