Como a técnica HIIT pode ajudá-lo a ficar em forma?

treinamento-hiit-intensivo1

 

O treinamento intervalado de alta intensidade HIIT (em inglês, High Intensity Interval Training) é uma tendência de fitness que já há alguns anos vem comprovando seus benefícios. A técnica alterna movimentos de exercício rápidos e intensos – onde você empenha 100% de esforço – seguidos por períodos curtos e ativos de recuperação. Por exemplo, uma corrida tão rápida quanto possível durante um minuto, seguida por uma caminhada de dois minutos, e logo em seguida repete-se o ciclo. Isso mantém o seu coração em ritmo acelerado, queimando mais gordura em menos tempo. Isso mesmo, o HIIT queima mais gorduras e calorias do que exercícios tradicionais. Em menos tempo.

 

Mesmo sendo um novato em fitness, a técnica HIIT pode, eventualmente, ser boa para você. Mulheres e homens em bom estado de saúde e que se exercitam regularmente são bons candidatos para o treinamento HIIT, e iniciantes podem primeiramente estabelecer um bom nível básico de aptidão para obter todos os benefícios da técnica. Sem gastar horas na academia, o treinamento intervalado de alta intensidade é capaz de melhorar tanto a resistência aeróbica (oxigênio) quanto a anaeróbica (sem oxigênio) enquanto queima gordura. Mas saiba que para isso é necessário se esforçar o máximo durante os movimentos de alta intensidade. Os benefícios de HIIT vêm da intensidade de cada movimento de explosão.

 

Uma das melhores razões para se tentar a técnica é a sua contínua e alta queima calórica. O esforço intenso provoca o ciclo de reparação do seu corpo a atuar em alta velocidade, não só queimando mais calorias em menos tempo, como também mantendo a queima durante 24 horas após o treino. Um estudo da Universidade do Estado do Colorado descobriu que pouco mais de dois minutos de exercício intenso pode queimar até 200 calorias ao longo das 24 horas seguintes devido à taxa metabólica de repouso potencializada.

 

Outros estudos da técnica provaram outros benefícios importantes. Por exemplo, o HIIT pode estimular a produção de hormônio do crescimento humano, fortalecer o coração (aumento de resistência aeróbia e anaeróbia acima mencionado), incentivar a perda de peso, aumentar o metabolismo, e incentivá-lo a continuar a se exercitar através dos visíveis resultados de um treino que realmente desafia você.

 

Como bônus, HIIT pode até mesmo torná-lo mais inteligente. Um estudo do Instituto do Coração de Montreal descobriu que, depois de fazerem exercícios intervalados de alta intensidade, duas vezes por semana durante quatro meses, os participantes tinham uma melhor oxigenação do cérebro e pontuavam significativamente melhor em testes de cognição.

 

Com tantos benefícios potenciais significativos – para não mencionar a sua fácil acessibilidade – não há nenhuma razão para não incorporar HIIT em seu regime de exercícios regulares. Mas lembre-se que se esforçar muito ou muito rápido pode causar lesões, assim é necessário ouvir o seu corpo e modificar sua rotina conforme necessário. Sugerimos três sessões semanais, mantendo curtos os treinos para maximizar a eficácia, e certificando-se de que você está se divertindo.

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Desenvolvido por: